OPEN BAR

>> quinta-feira, julho 10, 2008


Estive revendo alguns itens para o blog, escrevendo suas diretrizes e descobri algo indédito: é uma babaquice escrever diretrizes para um blog, se o unico proposito é me divertir com ele! E é isso que irei fazer! Revi processos na minha vida pessoal, emocional, sentimental, profissional, acadêmico e familiar. Quero fazer do blog uma página inicial de uma networking de idéias, com pessoas que convergem e idéias que divergem em cada uma de suas páginas. Portanto, só levo o blog a sério mesmo com a intenção do quanto ele me fará bem! Q romantico!

Aproveitando os momentos e idéias da blogosfera durante esse tempo, quero indicar duas listas, uma da Nospheratt, para quem está cansado do Stress Bloguístico:

http://blosque.com/2007/08/cansado-pare-acabe-com-o-stress.html

E outra inspirada na lista do Alexandre Martins, do blog Quero Ter um blog, sob organização para viver em harmonia zen budista com seu blog.

E lá vamos nós:

1. Esteja ciente da quantidade de trabalho que você terá. Quanto mais quiser se envolver com essa atividade - com qualquer atividade - mais trabalho você terá. Se o seu blog for usado para fins comerciais, fique ciente que é seu negócio, um empreendimento seu e como tal tem que ter dedicação, disciplina, informação, e etc. Mesmo que um blog pessoal tenha esses mesmos quesitos, desde que você goste do que você faz, tá valendo.

2. Aprenda a agendar posts. Uma das principais dificuldades de um blogueiro iniciante (ou não) é manter o ritmo, a disciplina e a constância na periodicidade de publicação. E isso é muito importante. Escrever muitos posts de uma vez só e agendar sua publicação é uma forma de ganhar tempo para outras atividades. No WordPress o agendamento faz parte do pacote, problema RESOLVIDO no Blogger tb! É so vc ir em Opções de postagem, abaixo do campo do texto, agendar dia e hora e ponto! Nos Rascunhos aparece a postagem AGENDADA para vc!

3. Anote as suas idéias. Se nunca faltarem idéias para você, você nunca vai perder tempo pensando no que deve escrever e nem vai ter que forçar assuntos. A sua energia vai fluir naturalmente sem que você precise fazer força. Junte o item 2 com o 3 quando tiver seus insights e terá material pronto para daqui a um mês!

4. Determine uma rotina para responder comentários e contatos. Você pode responder assim que eles chegam, responder todos os dias em determinado horário ou responder todos em determinado dia da semana. O importante é não deixar acumular a coisa a um ponto de que você não tenha vontade de responder nenhum. Normalmente tiro um ou dois dias da semana só para comentar, levando mais ou menos 2 horas, não mais que isso. (comento muito! rs) Além disso, o tempo para verificar novidades na blogosfera tb inclui esses mesmos dias. E tento não fazer isso no fim de semana! ;-)

5. Agende um dia da semana para revisar atualizações. Se você sistematizar as suas atualizações de plugins, eles sempre estarão atuais.

6. Para se organizar use uma lista de tarefas. Um blog é como uma casa. Você vai deixando o rodapé descolado, o sifão vazando, o ralo entupido, a porta do guarda-comida quebrada e, quando viu, as coisas se acumularam. Finalmente, chega o dia do house-despencation. Se você fizer uma lista de tarefas, ele nunca chegará e você nunca se perderá no que deve e no que não deve fazer. A maneira mais rápida, na minha opinião, é usando os To Do lists, listas de tarefas do seu e-mail preferido. Gmail, Yahoo, Hotmail, todos tem listas de tarefas, inclusive programas de e-mail como Outlook e Thunderbird. Use post-its colados no monitor por sua conta e risco, de vc e o monitor virarem um carro alegórico!

6,4. Organize-se principalmente na sua postagem periódica. Vc pode seguir dias alternados, frequencias de postagem, dias pares ou impares, notificar quando será o próximo post...e cumprir! Mas mantenha organizado para não afugentar seu leitor! Se quiser, e puder, postar todos os dias ou uma vez por semana, fica a seu critério. Postar uma vez a cada 30 dias e depois publicar 10 posts seguidos é cansativo, principalmente para quem lê! Eu decidi postar no mínimo dois posts por semana, um sempre de fotografia. Assim mantenho o blog atualizado, textualizo periodicamente minhas idéias e mantenho a prática de fotografia sempre...em prática! Especialmente com os tipos favoritos de fotos, como fotos Macro.

7. Aprenda o poder dos posts curtos. Às vezes você não está com tempo para fazer posts longos. Talvez você só queira relaxar e usar o blog como ele originalmente nasceu: um log de navegação. Não importa: aprenda como fazer posts curtos, mostrar ao leitor blogs muito mais legais que o seu, citações ou imagens do dia, uma piada, uma conto curto, uma indicação de livro, filme, CD, DVD e, ainda assim, conquistar o coração dos visitantes. Lembre-se que indicação é diferente de resenha!

8. Mantenha um backup. Você pode manter um backup de seu banco de dados (você pode usar o plugin WordPress Database Backup) para o banco de dados e, para os arquivos, é recomendável baixá-los via FTP pelo menos mensalmente caso você faça muitas mudanças ou muitos uploads. É uma espécie de seguro de vida para seu blog. (Essa dica é válida para quem tem WordPress) Alguns serviços de hospedagem fazem esse backup pra você de períodos em períodos. Nem que vc arquive todos os seus textos no Word. Acredite. Um dia isso vai poupar um tempão seu e muitos cabelos brancos.

9. Programe um dia para não fazer nada...na internet! Desconecte-se! Como vc terá material para o seu blog, além do universo virtual se passa um bom tempo com a bunda na cadeira?

10. Não leve a coisa tão a sério. Saiba exatamente o seu tamanho. Trabalhe sério, se for um trabalho. Mas não a ponto de enrugar a testa. Divirta-se se for o propósito do blog! Aliás, qual o proposito do blog mesmo? O meu não é a cura para esquizofrenia! Isso é com minha terapeuta!

Essa lista não é definitiva e foi alterada a partir de alguns pontos do blog do Alessandro. Sinta-se a vontade para acrescentar, diminuir, opinar, sugerir, criar outra lista. O importante é nossa saude mental, espiritual e o escambau.

O Bar está re-aberto. tim-tim!

UPDATE

P.S.: A foto é de um bar underground de Tokio, o Three Hundred Bar. (http://www.300bar-8chome.com/english/) Não é um underground-puteiro como já me perguntaram!

6 comentários:

Andréa Motta - Conversa de Português 6:11 PM  

Vim agradecer sua visita ao meu blog e ler um pouco o seu. Também estou tentando seguir as dicas do Alexandre Martins e disciplina para postagem é mais difícil.
Um abraço!

Dani 1:05 PM  

Acho que sua terapeuta é mais surtada que vc, rs
Uma caipiroska de Kiwi por favor!!!!
Bom estar de volta nego =)
bjim

Anônimo 2:52 PM  

a lista tá ótima,é isso mesmo, o prob é se organizar p isso..bjus.

Lily 8:50 PM  

ih não sigo regra nenhuma! tb escrevo pq gosto, me sinto mais leve e o blog é uma excelente maneira de haver essa troca de idéias entre as pessoas! assim, a gente aprende com as experiências alheias, compartilha das nossas, enfim...
até eu me surpreendi com essa história de blog! mas sem regras! senão, fica chato! rs

bjksss

Anônimo 11:42 AM  

A sua lista ta muito boa!!! Se a gente não se organizar para manter o blog, já era... a gente se atola msm.

^^

BjO

Sil 5:19 PM  

Sua lista de ideias esta perfeita e vai de encontro com o que eu quero e preciso. Eu juro que vou tentar ser mais organizada nisso aqui, afinal sao 3 blogs e eu nao tenho interesse algum em me desfazer de nenhum deles e muito menos fechar para balanco. Vou tentar ser mais disciplinada. Foi otimo passar no seu bar re-aberto e tomar um drink com vc.

Beijao