Amor para Gregos...e Troianos

>> segunda-feira, outubro 13, 2008

Existem escritores, poetas, músicos, artistas, autores, cinegrafistas e etc, que ultrapassam o seu tempo e são lembrados por décadas, séculos, milênios ou eras. Existem outros que não estão apenas a frente do seu tempo, mas sim que suas obras são imortais e de tão atualizada com o tempo atual, parece que foram escritas ontem. Dentre vários exemplos, como Maquiavel, descobri um poeta romano chamado Ovídio.
Ele escreveu praticamente um guia da paquera chamado "A Arte de Amar" e foi expulso de Roma pelo imperador Augusto, que achava a obra imoral. Tudo isso no ano 8! O cara poderia ser hoje colunista da Playboy, Revista VIP, Trip, TPM ou ser apresentador da MTV ou do Altas Horas. Como poeta, Ovídio influenciou Dante, Milton e Shakespeare.

Dois mil anos depois, algumas de suas dicas que valem para o século 21:

1 - IDE PARA A RUA;

"A multidão é útil, jovens beldades. Levem sempre seus passos errantes para fora de casa. O acaso desempenha seu papel em todo lugar: jogue sempre o anzol na água. Onde vc menos espera pegar um peixe, haverá um."

2 - BEBEI COM MODERAÇÃO (numa época onde Lei Seca é uma piada e os romanso bebiam vinho como água);

"O vinho prepara corações e os torna aptos aos ardores amorosos, as preocupações fogem e se afogam nas multiplas libações. Qual é a justa medida a ser conservada ao beber? Que sua inteligência e seus pés continuem exercendo o ofício deles."


3 - PREPARAI-VOS;

"Esconda os defeitos, e, o quanto possível dissimule suas imperfeições físicas. Se vc é pequena, sente-se; em pé, evite que a creiam sentada; e estenda sua miúda pessoa sobre o leito. Mesmo lá, deitada, para que não se possa avaliar seu tamanho, jogue seobre si uma roupa que esconda seus pés."

4 - SEDE UM CORNO MANSO (Essa é FODA!Fingir que ela não tem um amante para que ela não saiba das suas. Na Roma antiga era comum, principalmente os homens terem 3 a 5 amantes, entre mulheres, homens e meninos de 14 a 16 anos)

"O melhor é ignorar tudo. Deixei-a ocultar suas infidelidades e não a force a mudar sua fisionomia para fugir ao rubor da confissão. Razão a mais, jovens, para evitar surpreender suas amantes. Que elas os enganem, e que enganando-as elas pensem que os estão enganando!"

5 - SE LEVARDES UM FORA

"Evite reler as cartas de sua amante que você guardou, almas firmes ficam abaladas quando relêem tais cartas. Jogue tudo no fogo, por mais que isso lhe custe, e diga 'Que esta seja a fogueira que amortalhará meu amor.'"

Seis anos depois ele escreveu a obra Metamorfoses, que em 15 livros, conta toda a criação do mundo pela mitologia greco-romana.
Isso é um poeteiro de mão cheia.

4 comentários:

Anônimo 4:57 PM  

Igor, querido!
Estou lendo um livro, que você, com certeza iria adorar. Ele anda me tirando o sono, é puro suspense. Se chama "Desaparecidas", de Tess Gerritsen. Eu a amo. E olha a frase que tem na capa: "Tess Gerritsen é leitura obrigatória em minha casa". Assinado por nada mais, nada menos que Stephen King. Estou na metade, mas já recomendo! Valeu por sempre dar uma passadinha no meu blog. Beijo!

Anônimo 5:37 PM  

Oi, Igor! Acabei de ver seu recado no blog! Estava sentindo falta de seus comentários lá! A idéia do amigo oculto é boa sim, mas acho interessante participarmos deste que já está organizado. O grupo parece desanimado!

Eu li Ovídio na faculdade, mas confesso que já havia me esquecido de A arte de amar; certamente é uma obra atemporal.
Beijos n'alma!

Anônimo 8:16 PM  

Oi, Igor!

Olha, não conhecia nada de Ovídio, mas estes destaques que você postou aqui são mesmo atuais. Na verdade, tem tantos autores que gostaria de ler um dia.

Obrigado pela passagem lá na Lavanderia! Só fiquei com uma dúvida sobre isto que você escreveu: "E tem lá um e-mail proce no Blogueiros hein??" Não entendi do que se trata. Depois me dê uma luz, por favor! rsrs

Abração!
Juca

Vermelha e Ardida 11:23 PM  

"esta seja a fogueira que amortalhará meu amor" - AMéM.
Bem atual hein? Difícil acreditar gente.
O cara nasceu na época errada rs.
Bjoks