Retiro Espiritual: Alto Mourão (3:30min)

>> terça-feira, abril 15, 2008

Passe o Mouse pelas fotos

Cheiro de Mato. Esse é o primórdio para meu retiro espiritual! Morar em Jacarepaguá não é o Nirvana só porque tem mato, porque tb tem Dengue! Mas o contato com floresta, matagal, terra,Oncontô, cade a trilha para o Alto Mourão? árvores e trilhas me renova consideravelmente. Adoro! Principalmente se for descalço, claro, dependendo do tempo da caminhada. A mais de um ano eu tentei fazer essa caminhada e SEMPRE furavam! Ou é muito azar ou praticamente estava convidando as pessoas erradas. Chamei um colega q mora em Niterói e para minha não-surpresa ele furou. Fiz a caminhada SOZINHO! Não recomendo a ninguém fazer isso, principalmente em trilhas q vc desconheceA trilha do Alto Mourão bloqueada, como foi o meu caso. O que eu deduzi, e acertei, era q no sábado haveria mais pessoas fazendo trilhas, e não só me encontrei com 3 grupos, tb encontrei com ciclistas subindo a estrada de Itaipuaçu, ou seja, na falta de companhia, companhia não faltou! Força de vontade é a chave para alcançar tudo aquilo que quero! Esse trekking eu fiz no pico mais alto de Niterói, conjunto de outros 4 da Serra da Tiririca, (junto com o Costão de Itacoatiara, o Morro das Andorinhas e Travessia São Francisco –Piratininga, sem falar da Enseada do Bananal, que é uma praia entre montanhas) onde terei o prazer de fotografá-los também, chamada de Pedra do Elefante ou Falso Pão-de-Açúcar, esta rocha é um dos roteiros ecoturísticos mais requisitados e conhecidos de Nikiti. De classificação de dificuldade moderada com obstáculos, suSubida para o Costão, só pedraa trilha de acesso inicia-se no Mirante de Itaipuaçu, passando por trecho de capim colonião, (o macio, delicioso e fofo capim navalha) e, logo após, Mata Atlântica em processo espontâneo de regeneração. Após umas duas horas de caminhada, o percurso torna-se íngreme e rochoso, se tornando uma “escalaminhada”. Só fui descobrir que a entrada da trilha era SOMENTE pela estrada de Itaipuaçu, depois de andar até a entrada do Costão de Itacoatiara, pois existe (existia) uma trilha por ali, que foi bloqueada devido ao desgaste dela e da vegetação destruída. Como ela estava em recuperação, tive q dar a volta pela estrada de Itaipuaçu.

1 – A caminho do céu

A Estrada que chega até o inicio da trilha do Alto Mourão é uma obra arquitetonica urbanistica de uma inteligencia primorosa, ou seja, é uma merda! Eu encaro montanhas até com ursos, mas essa ladeira até Itaipuaçu é um suplício vertical!! Cara, NUNCA subi uA Maldita torre para Itaipuaçu. Na foto parece que é um passeio turistico!ma ladeira tão íngrime como essa!! É dificil até para explicar, porque para chegar da Av Central para Itaipuaçu, não tem outra alternativa, a não ser encarar essa porra de ladeira de quase 90º! Do que tinha de carro engasgando do meu lado (e olhando curiosamente para um maluco subindo aquilo a pé) dava vontade de rir, só não ri porque senão perdia o folego! E depois de longa subida (a ladeira é longa para cacete) ouçUma lembrancinha do mirante de Itaipuaçuo um estalo atrás de mim: um ciclista! O cara é muito guerreiro para subir aquilo de bike! Entre uma respirada e outra deu tempo para dizer "Força Guerreiro" e ele responder quase sem voz, "Valeu". Chegamos até o Mirante de Itaipuaçu, que para os ciclistas era o fim da ladeira, para mim era apenas o começo...

2 - Altos e Baixos no Alto Mourão

OOOOOOrra! Até que enfim achei vc! Quer dizer, a entrada para chegar lá óbvio...A trilha começa numa escada convidativa até aquele maldito Capim Navalha, que aliado ao calor e ao suor, os cortes deram um sabor mais...apimentado (para não dizer ardido) na caminhada. Um imponente primo de um baobáEla é bem suntuosa, alternando entre desníveis pedregosos, e caminhos quase planos, facilitando bastante sua exploração. Em alguns poucos momentos a trilha engana, bifurcando para becos sem saídas, como fim de caminhos ou pedras. Fui sacaneado duas vezes por não conhecer a trilha (o preço por ir sozinho) e tive q voltar para o percurso original. Existem florestas de bambus no meio da vegetação, toda espécie de pássaro que pude observar, árvores distintas e animais silvestres. Meu objetivo era o cume, mas despido de levar alguém comigo, pude apreciar a paisagem de uma maneira mais rica, e apesar do calor, onde eu me lembrei do porque fazer um trilha bem cedo (péssimo para quem detesta acordar cedo, mas o desgaste do resto do dia e dia seguinte são diminuídos consideravelmente) a trilha é bem coberta, A continuação da trilha escondida atrás de uma plantaminimizando em muito a temperatura! Agora sim eu descobri porque que o Alto Mourão fica "intrilhável" depois de chuva, como n tem sol direto a trilha leva uns 3 dias para secar após a chuva. E pelas encostas com muitas árvores e galhos soltos, não deve ser muito massageante um escorregão por ali... É um desafio espetacular transitar entre a floresta em si, com os passarinhos passareando, as borboletas borboleteando e mais ninguém.Me escondendo da Fumaça Negra da ilha de Lost Vc e natureza. Todo esforço, toda persistencia, ousadia, garra, determinação, resistencia em contemplar uma vista q poucos contemplam porque existe um caminha fodásticamente árduo até o cume, é inspirador! E o orgasmo múltiplo de atingir o objetivo é indescritível! Mas vamos que vamos que tem muita terra pela frente!

Flor roxa no meio do verde

3 - Primeiro Platô

No primeiro platô, com Itacoatiara mandando lembrançasDepois de quase uma hora de caminhada, chego ao primeiro platô. Uma leve e básica escalada nos leva a sequencia íngrime da trilha até chegar o momento que não tem mais trilha, é só escalada. A partir daí a trilha se torna mais rochosa e menos plana, com alguns desníveis mais perigosos. Nesse ponto encontrei com uns caras que moram em Itaipuaçu e já foramO Champignon do meu alucinado Strogoboff várias vezes no Alto Mourão. Um dia eu terei uma montanha dessa no quintal da minha casa! Além da companhia para evitar possíveis trilhas falsas, desse platô ja é possivel visualizar o Costão de Itacoatiara, parte da praia de Itacoatiara e de Itaipu, sem falar numa imensa caverna d outro lado do paredão da subida que leva a Itaipuaçu, qe não faço idéia como chegar até lá, mas já tendoCostão de Itacoatiara do tamanho de um paralelepípedo uma idéia de que só é possível escalando. Fica pra próxima! Após a passagem para a continuação da trilha, algo inusitado: a alça da minha mochila arrebenta! Isso porque era uma mochila para caminhada, o melhor momento para arrebentar! Não adianta comprar material de 3º para economizar, equipamentos que são Caverna do Dragão. Haja zoom para fotografá-la!fundamentais para sua sobrevivencia tem que ser de primeira! Tenho 2 mochilas de caminhada que estão comigo a 5 anos, semi-novas! Ainda tem muita terra para comer! Faço um arranjo, dou um nó cego e rezo para aguentar a subida e a descida. Não é por causa duma merdinha de mochila arrebentada que vou parar, nem que levasse duas garrafas na mão e deixasse a mochila no caminho para apanhá-la depois.

No way, dudeAh sim! Antes de chegar no começo do platô tinha uma entrada interditada pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca onde a trilha estava em estado de recuperação. Era ali que terminava a trilha bloqueada para o Alto Mourão que começava na encruzilhada clareira entre o Bananal , o Costão e o Alto Mourão. Segundo alguns sites de Niterói, essa trilha bloqueada é de dificuldade moderada a pesada, devido ao perigo que ela apresenta por causa da trilha molhada. Já ouvi de amigos casos de mortes de pessoas que despencaram da trilha por causa da lama, não esperaram a trilha secar. Ela deve ser bem íngrime para causar isso e estou louco para cruzá-la! ;-) Qualquer coisa é muito melhor do que subir a ladeira do Inferno de Itaipuaçu!

Para o alto e avante. O cume inspira!

4 - O cume

Na ultima meia hora de caminhada, a trilha para o topo toma uma unica direção: para cima! Escalada é a unica maneira de chegar até lá, sem problemas algum. O tipo de rocha é a mesma do Costão de Itacoatiara, ou seja, com várias agarras e pontos de apoio. Chegamos ao segundo platô, bem menor do que o outro, e a partir daí já possivel vislumbrar a praia de Itacoatiara, de Itaipu e lá longe a praia É o mais perto do céu que posso chegar! ;-)de Marica, numa viagem excepcional ao pico do Alto Mourão. Tb num 360 dá para ver a região Serrana, a praia de Itaipuaçu (onde nunca mais esquecerei aquela ladeira desgraçada) o bairro inteiro de Itaipuaçu, o Morro das Andorinhas (próximo trekking), e bem ao longe Guaratiba.
A trilha foi um desafio após o outro, com situações Praia de Itacoatiara, de Itaipu, no canto a de Maringá e lá no fundo um morro de Guaratibaq não eram para acontecer, TINHAM que acontecer para testar minha capacidade e ver até onde eu sou capaz de chegar. O Pico do Alto Mourão, mesmo com o sol a pico, foi tentador, enriquecedor e fodástico, com seus 412 m de altura e 3:30 de caminhada, além do que o sabor, o aroma e o gosto da conquista saciou minha vontade de querer ainda mais. E eu não vou desperdiçar nenhuma gota! ;-)

Região Serrana e o Bairro de ItaipuaçuFica o convite feito para quem quiser! Nunca divulguei isso pelo blog então já fiquem avisados: quero desbravar todas as Montanhas de Niterói, quem tiver disposição, entre em contato! Outra q me interessa é o de São Francisco e subindo o topo do Parque da Cidade onde muitas pessoas praticam Vôos de Pára-Paint e Asa Delta. UmaToda a extensão de Itaipuaçu e o começo de Saquarema das mais bonitas vistas do Mundo! com visual do Pão de Açúcar, Corcovado, Praias Oceânicas, Bahia de Guanabara, Ponte Rio-Niterói, Cidade de Niterói, Lagoa de Itaipú, entre outros. Tanto o Morro das Andorinhas quanto esse do Parque são caminhadas leves. Quando estiver bem cascudo é q vou subir o Dedo de Deus! ;-) Marcarei a próxima caminhada e divulgarei por aqui tb! E essas fotos em tamanho maior, tb serão publicadas no meu Flickr! Paz no coração de todos!

Eu bradarei dos altos montes Deus...



2 comentários:

lyS 2:00 PM  

Que legal isso, se eu morasse no Rio ou perto dai iria com certeza se nao estivesse gravida e claro, adoro esse tipo de programa, faz um bem dando pra alma.
Beijao

China 9:31 AM  

...maravilhoso! deve ter sido assim esse dia!sério!!! sem gozação, e calor e cansaço a parte,vc mesmo falou q a satisfação de se atingir um objetivo é melhor q qualquer coisa! e é!!! sem falar que caminhadas já são ótimas, trilhas n meio da natureza então, nem se fala,e se a paisagem ajuda...poooorra....so n vou contigo pq é "meio " longe, sabe...rsrsrsrsrs....e na falta de compahia p encarar a trilha, sabe,as vezes prefiro fazer caminhadas assim sozinha, sei lá, penso na vida melhor, organizo as ideias na cabeça, faço uma faxina mental.... sem falar q só, vc tem autonomia de parar na hora que quer, ir p o lado q quiser...pena q so n vi as fotos, que se recusam a abrir...vou la no flicker,quem sabe la tenho mais sorte! ;-)
bjs p tu,nego...