XML, PHP, RSS, ATOM, FEED, FODA-SE!

>> sábado, novembro 17, 2007

Esquizofrenia

Após 6 horas ininterruptas de trabalho de parto (6 HORAS) sem dilatação, nasce o maldito-bendito icone do RSS-Feed do Blog Esquizofrenia. Eu estava procurando isso há algum tempo e ontem definitivamente resolveria a questão! Pode parecer fácil e descomplicado. A pergunta chave era: como adicionar o RSS no meu blog?
Procurei em buscadores, foruns, grupos, guias e o caralho. Ninguém dava o caminho das pedras até o final. Ou dava o caminho sem as pedras, ou dava as pedras para vc fazer malabarismo, ou dava o caminho que terminava numa pedra, ou dava uma pedra achando que vc fosse construir a escultura de Michelangelo com a lingua! Como criar um arquivo RSS? Pode ser em XML, PHP ou outras linguagens de programação que eu adoro como por exemplo a PQP e a FDP! Pois foi essas duas ultimas que mais utilizei nessas 6 horas! Após criar o arquivo XML, em que servidor adicionar para que seja direcionado para meu blog? Outro problema! Me desculpem as pessoas que sacam isso de letra, entendem, conhece cada sintaxe de linha de programação, mas para mim além de ser um saco, vai contra a minha idéia inicial de usabilidade: praticidade. Isso é tão prático quanto uma equação de Fisica quantica! Enfim, após uma luta constante encontrei o tão fadado caminho e descobri algo inusitado e escalafobético que me fez calar a boca: meu blog SEMPRE teve um arquivo rss! Só não conseguia descobrir qual era para adicionar a um gerador de RSS (no caso usei o Feed Burner) para logo em seguida implantá-lo num agregador de conteúdo (usei o BlogLines e recomendo!) e voilá! A pérola da ignorancia resplandeceu! E eu espero que isso continue funcionando! Agora existe um butãozinho na lateral, inclusive já incluido com dois agregadores online o Google Reader e o próprio Bloglines, para vc receber meus Feeds-Foods quando o blog for atualizado! Não é o máximo? Só falta agora descobrir a cura do Cancer!

Vocabulário básico para os ignorantes em RSS:

A porra do RSS:

RSS e atom são formas alternativas de acessar o conteúdo de um site ou blog.

Blogs e sites de notícia publicam conteúdo periódico, ou seja, são atualizados freqüentemente. Se você está acostumado a ler um determinado site ou blog, acaba sendo obrigado a visitá-lo periodicamente, tenha ele sido atualizado ou não.

Podemos comparar a assinatura do RSS ou ATOM de um blog como uma assinatura de uma revista. Ao assinar uma revista, você elimina o incômodo de ter que ir até a banca verificar se um novo exemplar já está disponível e comprá-lo. Estes arquivos RSS e ATOM contém uma versão resumida do conteúdo do blog.

Ou seja, a informação vem até você ao invés de você ter que ir até ela. Praticidade!

Agregadores de Conteúdo:

Eles funcionam mais ou menos da mesma forma que o navegador que você está usando agora para ler este texto.
Usando um agregador para se inscrever em todos os sites que você costuma acessar periodicamente e que publicam algum feed poupa tempo e facilita sua vida, pois possibilita agrupar em apenas um lugar toda a informação que você deseja consumir na web.

Existem dois tipos de agregadores, os de desktop (um software onde vec le no seu micro) ou os onlines (onde vc acessa de qq lugar. Usabilidade é tudo cara!)

Esses são 2 dos mais usados agregadores online (dentre outros):

http://www.bloglines.com/

http://www.google.com.br/reader/

E em seguida as duas fontes inenarráveis de informações a quem merece os devidos créditos, com muito mais detalhes sobre RSS, ATOM, Feeds, Agregadores, Usabilidade deles e etc:

http://brunotorres.net/sobre-feeds-rss-atom#maissobre

http://my.yahoo.com/s/intl/br/faq/rss/whatis.php

Pintem e bordem com os Feeds e não esqueçam de assinar o meu!!! ;-)

P.S.: Agora minha amiga Tati tem mais uma ferramenta quando seu Bar abrir, quer dizer, Blog! Depósitos em conta para este site por favor!

1 comentários:

Rosa 2:38 PM  

Feriadão e chuva; dois bons motivos para (re) descobrirmos o Nerd que há em nós, hahahaha!