Papai Noel - O virus ebola do Natal

>> sexta-feira, novembro 09, 2007

O capitalismo selvagem conseguiu! Ganhou seu presente de Natal! hohohoho!

Depois da chegada do Papai Noel no Shopping Nova América no dia 28/10 (quase 2 meses antes. até o Daniel Azulai perdeu meu respeito por participar dessa festa), mais 2 shoppings entraram na jogada:


Um parece q já foi e o outro será dia...que se foda o dia! Eu lembro quando Papai Noel descia de helicóptero no Maracanã e não no Shopping! Isso é uma afronta com as tradições natalinas e com a primeira parcela do 13º, podendo pagar só no Carnaval! Isso é que é presente! A presença do Papai Noel por aqui é tão comum quanto o mosquito da Dengue.

Aproveitando o assunto de parcelas pagáveis, uma imagem num prédio da Rio Branco, no Centro do Rio, me chama atenção: um cartão intitulado "Solidariedade Católica". Mas q tipo de cartão solidário é esse q merece tanto destaque, em pleno meio da avenida mais movimentada, e cara, do Centro do Rio? Nem precisa colocar o pé de meia na janela para adivinhar: um Cartão de Crédito! Porque os Centros Espiritas nunca pensaram nisso antes? ;-)



Bradesco Cartões Entidades Religiosas

Busquei a origem e vi q sou tão pré-histórico quanto a tabua dos 10 mandamentos: o Bradesco Cartões (óbviamente teria q vir de um banco) criou o cartão de credito, junto com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, para q na hora de suas compras natalinas, 30% do valor de suas compras sejam revertidas para o "crescimento das obras sociais" da Igreja Católica! Deu tão certo que, além de outras igrejas como Universal aceitarem o dizimo no cartão de Débito, outras igrejas tb tem a sua, como a Renascer (daqueles q estão presos nos EUA e dão cultos online. E que o viadinho do Kaká adora!), A Igreja Batista e a Assembléia de Deus. Não sei quantos % elas destinam para suas obras sociais, mas como todo cartão, existe suas versões Golds - Internacionais, para os que querem ajudar em dólar, euro e libra!

Comentei com alguns amigos e os comentários foram de indignações exarcebadas a protestos favorecendo a iniciativa, alegando q as instituições estão a frente do nosso tempo.
Eu dei Graças a Deus pela iniciativa! Cada instituição se revelará, ao seu tempo, o q elas verdadeiramente são!

Papai Noel e o futuro dark-cyber-punk nunca mais serão os mesmos! Feliz Natal para todos, daqui até o Carnaval!

P.S: Lembrei da minha vizinha Lys q virá ao Brasil em dezembro. Lys, se vc chegar aqui e for Páscoa, não se assuste! :-)

0 comentários: