Dia de Los Muertos

>> sábado, novembro 03, 2007

Todo ano, há o irritante hábito de se comemorar o Halloween. Não sei por quê os americanos inventaram essa coisa, aonde crianças vestem aquelas fantasias esquisitas e vão mendigar doces nas vizinhanças. Tudo bem, nos Estados Unidos é comum se fazer churrasco com hamburgueres(O que é um ultraje ao nobre do hábito do churrasco) e o futebol é um jogo esquisito com um monte de marmanjo de capacete correndo atrás de uma bola em formato de charuto(O que é um ultraje ao nobre esporte do futebol). Infelizmente esse tipo de coisa só aumenta os comentários de que isso aqui é quintal do Tio Sam. Ninguém nunca inventou de copiar as coisas boas dos Estados Unidos(Tipo, o sistema de Interstate Highways ou o hábito das mulheres mostrarem os peitos em troca de fichinhas). Só copiamos o que os americanos têm de pior. Até inventaram um Partido Republicano aqui no Brasil, copiaram o David Letterman, a Time(Sim, boa parte das seções da Veja são cópias de seções da Time). Só falta quererem uma versão brasileira do Bush. Na verdade eu não sei se isso ou o Movimento Brasil (MV Brasil) alegar que halloween é satanismo e o Brasil é um país Cristão, poderia ser pior. Mas isso é assunto para outro dia...

Depois de uma fuçada na net, após um contato espiritual com minha entidade depressiva, todo mundo sabe que o BODE não é animal é estado de espírito, encontrei uma comemoração no minimo curiosa e criativa, que fez o BODE pastar, e defendo a comemoração no Brasil do Dia de los Muertos, o feriado mais importante do México, comemorado entre o 1 e 2 de novembro. Minhas razões pela substituição:

1-) Se for para comemorar uma festa estrangeira, que se comemore uma festa de uma cultura mais próxima da nossa: O México tem muito mais semelhanças culturais com o Brasil que os Estados Unidos. Daí, é um feriado mais próximo do Brasil que o Halloween. Não há aquela sensação de se querer copiar uma cultura anglo-saxã. Copiemos, então, uma cultura latino-americana. É uma sensação de terceiro-mundismo disfarçada. Abaixo os pesames e viva a a transição e espiritualidade dos parentes e amigos que estão num mundo melhor (e viva p os inimigos q estão num mundo pior!hehehehe)

2-) O Halloween não funciona no Brasil Se você ver uma bando de crianças na porta da sua casa falando em “Travessuras ou Gostosuras”, certamente irá achar que os pais das crianças são uns desnaturados ou que são crianças de rua com problemas. Talvez chame o juizado de menores ou a Pastoral da Criança. E certamente, se elas começarem a fazer “travessuras” você irá chamar a polícia.Definitivamente, não dá certo aqui.

O unico lucro mesmo é de quem produzem as festas de halloween em boates e casas noturnas! E para isso o Dia de Los muertos é mais perfeito ainda: cai num feriado!

3-) O Dia de Los Muertos é muito mais legal:: A decoração de Halloween é formada basicamente por umas abóboras esquisitas, chamadas também de morangas, com uma careta em cima. Ninguém aqui no Brasil come ábobora. Moranga nem se fala. A maioria das pessoas acha que moranga é a esposa do morango ou coisa do gênero.

No Dia de Los Muertos, temos são caveiras. Sim, caveiras. Caveiras vestidas de noivas, de motoqueiros, de roqueiros, de punks, de fio dental, de dentista, de médico, caveira rastafari, de tudo quanto é coisa. Nada mais legal que isso. Viva as caveiras, e foras as malditas abóboras(Ou morangas, sei lá). As caveiras, ÓBVIO, no sentido de comemoração à data, um humor negro aos falecidos. Pelo amor da Santa Periquita dos pés Juntos, nada de "Faca na Caveira e Nada na Carteira"!

4-) O Dia de Los Muertos cai num feriado: Como falei antes, o Halloween cai num 31 de outubro, que não é feriado no Brasil. Nem sempre o feriado cai num final de semana, o que muitas faz a comemoração ter que ser feita num dia 30 ou mesmo 28. O Dia de Los Muertos pode ser comemorado no Dia de Finados, feriado, sem prejudicar a tradição.

Por essas quatro razões, em especial que defendo e aprovo a comemoração do Dia de Los Muertos no lugar do insuportável Halloween.

P.S: Não, a última coisa que eu apoio é o Dia do Saci. Até por quê, para as crianças o saci é um personagem engraçadinho, não um personagem de terror. E não apoio nenhuma proposta vinda de políticos.

Feliz Dia/Fim de Semana de Los Muertos! E cuidado com a santa granada de mão!

1 comentários:

Saúl 9:00 AM  

La santa granada! Contemos hasta tres! Y vivan los muertos! :-D