Showrnalismo - A notícia como espetáculo (Parte 2)

>> domingo, fevereiro 18, 2007

Aviso: esse texto não tem censura

4 - Justiça

Maioridade Penal, Pena de Morte, linchamento, execução e prisão perpétua. Ouvi até que deveriam fazer como fazem no Oriente médio. Bom, eu não sei como fazem no Oriente Médio, mas só pelo fato de diariamente morrer em torno de 60 pessoas, 3 vezes mais do que aqui, não devem fazer direito. Raiva, ódio, emoção, comoção, passeata, homenagens, tudo isso são coisas de momento e nada disso vai dar em nada. Desculpe. Eu conheço a solução para a violencia no Rio. È serio! Simples: pegue um livro enorme, caro, pesado, recauchutado, remendado quase q mensalmente, onde todo e bom estudante de Direito ou advogado tem que comprar ou trocar porque o seu antigo está desatualizado, chamado de Código Penal e QUEIME-O!
O código Penal brasileiro foi escrito na época da Segunda Guerra Mundial, em 1940 e até hoje não teve atualização, além das 2500 emendas e remendas sobscritas no mesmo livro. Hoje em dia, por exemplo, se vc prender, quando vc consegue prender, um hacker, não existe NENHUM artigo criminal onde possa enquadrar o cara por que NÃO EXISTE! Se a sociedade de hoje é estratosfericamente diferente do que naquela época, porque até então não houve mudanças? A quem interesa manter um Código Penal desatualizado? Qual a vantagem que vc, eu ou qualquer outro mortal não tem, quando um Político, Empresário ou Bicheiro, quando são presos, pagam pela ferramenta mais eficaz de "liberdade condicional", o Habeas Corpus? Alguém sabia que um habeas corpus pago pelo Paulo Maluf por exemplo, custa no MÌNIMO R$ 50.000,00 reais, tabelado pela OAB? Porque quando um cara comete crimes hediondos contra uma vida e é um assaltante, todo mundo quer a cabeça do cara, mas quando um cara comete crimes hediondos, matando e deixando dezenas de pessoas desabrigadas, ele sendo um JUIZ, ele é esquecido na sua mansão cumprindo a pena em liberdade condicional? Qual a diferença do seu filho que comete um crime, hediondo ou não e é condenado pelas leis e pela sociedade, e quando filhos de políticos que queimam e matam índios são absolvidos e o caso é arquivado? É assim que vc confia na Justiça? AH!!! Mas essas respostas não sai no jornal, sai? Daqui a pouco vão comentar que eu defendo bandido!

5 - A Polícia

Alguém aqui conhece um livro chamado Elite da Tropa? Conta a história do BOPE, o maior grupo tático de guerrilha urbana do mundo, criado e nascido no BRasil, onde a sua eficácia é reconhecida internacionalmente, tanto que americanos, israelenses, palestinos e outros grupos vem aqui para aprender. Grupo de Guerrilha Urbana é equipe de guerra nas ruas. O BOPE não faz refém. Tarefas de incursão em favelas, grupos de traficante e etc, são requisitados ao BOPE, denominados "Elite da Tropa", pois nem todos são aceitos no Bope, nem todos aguentam e nem todos sobrevivem. O que faz um ser humano a fazer parte de um grupo desses, cujo simbolo de uma faca encravada na caveira impõe medo na população, nos bandidos e inclusive na própria Polícia Militar, onde eles o chama de pé de cão? Dinheiro? Policial Militar aqui vive e sobrevive de arrego. Arrego = caixinha dada por traficantes para que não sejam importunados. Onde esse tipo de "tarifa" é proprocional e abrange todos os escalões da polícia, desde o soldado novato até o Capitão ou Comandante da Polícia Militar e Civil. TODO policial é filha da puta corrupto? Não! Mas dá para confiar na Polícia? Quero ver alguém responder. Aqui em Jacarepaguá foi desenvolvido na Favela do Rio das Pedras a primeira favela tomada por policiais militares que cobram uma taxa de manutenção de segurança. A mídia chama de Milicia, o governo alega eles serem uma nova facção de maus policias e a população chama de Mineira, que divide opiniões a torto e a direito sobre sua eficácia. Qualquer policial hoje em dia, diante da falida autoridade do "Estado de Direito", tem as suas opções, para viver ou sobreviver. Quais são as nossas?

6 - O Sistema Carcerário

Uma impunidade generalizade e uma desigualdade sem tamanho que começa no judiciário e termina aqui. Uma política centrada na prisionização nuncqa funcionou no país. O sistema carcerário é falido, fudido e mal pago. Agentes Penintenciários ficam a mercê de bandidos que detêm regalias lá dentro enquanto que no mesmo universo, acontece o inverso: a mesma desigualdade nas prisões, com torturas, mal tratos e etc. Ninguém é obrigado a concordar com Direitos Humanos, mas o que importa é que NADA disso funcionou, funciona ou funcionará.

O Carnaval de Rua homenagou o João Hélio, as escolas de samba homenagearão o João Hélio, os jogos de futebol fazem um minuto de silencio, gente revoltada distribui cartazes, panfletos, outdoors perguntando "onde nós vamos parar", e enquanto todos choramos, nos lamentamos, reclamamos, xingamos, nos desesperamos, pelo João Hélio durante 1 mês e damos pauta para jornal, e ele acabará sendo tão conhecido quanto Roberto Marinho, TUDO continua como era antes! TUDO!
Não se conserta um país com papel e tinta (leis), nem com ameaças (pena de morte, prisão perpétua, trabalhos forçados, tortura, etc), nem com benefícios e privilégios (bolsa-esmola a propina). Precisamos de instrução, educação e bom senso primeiro, para efetuarmos mudanças depois. Se a prioridade máxima num país não for direcionada para a valorização da cultura a educação em todos os aspectos, âmbitos, localidades e população, na bolsa de valores de almas, a vida humana está cada vez mais em baixa.

Essa é a minha opinião. Quero saber por onde EU começo...

1 comentários:

China 6:31 PM  

A minha alma está armada
e apontada para a cara
do sossego
POIS PAZ SEM VOZ NÃO É PAZ,É MEDO

às vezes eu falo com a vida
às vezes é ela quem diz
qual a paz que eu não quero
conservar
para tentar ser feliz

as grades do condomínio
são para trazer proteção
mas também trazem a dúvida
se não é você que está nessa prisão
me abrace e me dê um beijo
faça um filho comigo
mas NÃO ME DEIXE SENTAR
NA POLTRONA NO DIA DE DOMINGO
PROCURANDO NOVAS DROGAS DE ALUGUEL
NESSE VIDEO COAGIDO
PELA PAZ QUE EU NÃO QUERO SEGUIR ADIMITINDO...

Preciso falar mais alguma coisa?xero p tu nego..