Biblioteca de Atlantida

>> sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Livros, xerox, encadernados, tomos e livros! Sambei que é uma beleza nesse Carnaval debruçado e estudando um livro de História. Sambei com gregos, troianos, romanos, sarracenos, otomanos, árabes, francos, egipcios, hunos, bizantinos, constantinopolenses, galeses, germanos, anglo-saxões e uma infinidade de outras culturas. Tantos estudos, e tantas bibliotecas construidas ao longo da história, das placas de argila a Guttenberg, me lembrou da maneira mais minuciosa, digna de um bibliógrafo, de conservação de tantas obras ao longo do milênio. Como não participei da Blogagem Coletiva O livro da minha vida, recomendo esse texto do Alessandro Martins, de como preservar os livros das suas vidas, para essa vida e a vida dos seus tetranetos.

COMO TORNAR SUA BIBLIOTECA MAIS CONHECIDA QUE A DE ALEXANDRIA

  1. Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção a espessura das prateleiras.
  2. O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
  3. Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.
  4. Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.
  5. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).
  6. Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
  7. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.
  8. Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
  9. Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.
  10. Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
  11. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.
  12. Bibliotecas devem ser freqüentadas. Nem pense em porões. Baixa freqüência de pessoas aumenta a insidência de insetos. Considere um tratamento anual contra traças.
  13. Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.
  14. Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.
  15. Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.
  16. Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
  17. A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.
  18. Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.
  19. Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.
  20. Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encardenação.
  21. Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.

Aproveitando a demanda, eu também ganhei DOIS OSCARS! Dois selos que o Blogger se RECUSOU a armazenar no seu banco de dados por pura bandidagem! Alegando erro, erro, erro, Fê e Rê, os selinhos estão guardados para o próximo post!

5 comentários:

*Renata 10:37 AM  

Adorei as dicas!

Já desencostei o último livro da parede e deixei-os mais folgados :)

Não se preocupe com o selo. O importante é o que ele representa.

beijoca!

Fernanda Pereira 12:26 PM  

"Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encardenação." Nessa parte quase mandei vc a *(#E$%¨&*...mas tudo bem...

Não é querer falar não, mas...acho que vc esqueceu um pequeno detalhe do seu carnaval...algo assim com...amor?(e briga tbem)

ahahahaha

Beijos

Fernanda Pereira 3:55 PM  

Psiu, te deixei um presente e uma brincadeira (vc ja sabe o que é...) vai lá buscar e ve se posta...

AMV

Beijos

Colombina 9:58 AM  

Cara...isso me lembrou minha casa ontem. Uma amiga veio morar comigo e estavamos arrumando a mudança dela. Na hora dos livros foi a maior presepada para escolher os melhores títulos. Sabe como é, não custa nada "parecer" uma pessoa culta.
Isso até nos deu um bom nome de banda:
Putas Cultas

Oq acha?

Fernanda Pereira 11:26 AM  

Olha isso:

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor".Goethe

Imagina quando sao duas criaturas!!!!

;)