Ultimo Dia

>> segunda-feira, dezembro 31, 2007

Esse é o ultimo dia, o ultimo resquicio de luz, a ultima tarde, a ultima noite de 2007.


Que o próximo ano seja repleto de luz, força, vitória, conquista e fé. Eu acredito!

Feliz 2008!

Read more...

O Quarto das Cinzas

>> segunda-feira, dezembro 24, 2007


Hoje fizemos nosso papel de Noel: demos presentes. Durante um ano, um quarto ficou quase que intocável, se transformando em depósito de bagulhos-que-não-se-sabe-o-que-fazer-com-eles; poeirentos, mofados e fedidos; e quando esse tipo de situação acontece, conservação de comida para traças, na minha concepção prática, os bagulhos se transformam em três coisas: ou vira doação, ou vira lixo ou vira fogueira. Optamos pela 1º opção.

Em menos de 2 horas foi desmontado, arrumado, carregado e levado, um armário de 6 portas, uma cama de solteiro, 3 colchões, uma sapateira, dois criados mudos, 3 ventiladores, 2 quadros, um mini-system, uma prateleira-oratório, roupas, camisolas, chinelos, pantufas e todo tipo de bagulho que uma avó é capaz de entulhar num quarto, sem contar tudo que já tinha sido levado antes.

Admito que fiquei muito feliz com tudo isso, mais leve, mais desprendido das coisas, mais aliviado, muito tranquilo, contente. Foi maravilhoso ver o quarto vazio, porque sonhei com ele exatamente do mesmo jeito que eu vi, uma semana atrás. Uma premissa de que os sonhos, por mais simples que eles possam parecer, se tornam realidades em menos tempo que...sonhamos! O quarto foi limpo, arrumado, removido as cinzas, cutões e teias de aranha. Estou cagado dos pés a cabeça de poeira e não dei UM espirro, alérgico desde que nasci. O quarto foi transformado numa Câmara de Eco: qualquer problema ou tensão a ser descarregada, é entrar no quarto e berrar. Assim eu acordo toda a rua e alivio minha raiva! Comparando com o post anterior, o meu Natal será desgarrado de muitas tradições "natalinas", tema espinafrado até a medula por onde quer que passa. Livre desses bagulhos-que-não-se-sabe-o-que-fazer-com-eles, só temos que nos apegar e atentar para uma coisa: nós mesmos. Amor + Inteligência + Fé = tudo isso nos conecta! Exatamente do jeito que eu esperava que fosse! ;-)

Ah sim! A árvore de Natal com todos os seus enfeites foi junto. Temos uma puta árvore no jardim, frondosa, empedernida, maravilhosa e bem servida de natureza. Quem sabe não fazemos a ceia de Natal ao ar livre? Esse sim será um Natal inesquecível!

Um espetacular Natal para todos vcs, que Deus, Oxalá, Buda, Shiva, Alá, Maomé, Jesus, Zeus, Amon-, tragam toda a felicidade, de coração, toda a saúde, de corpo e paz, de espírito.

Feliz Natal!!!!

São os votos deste esquizo que vos escreve,

Igor Garcia

Read more...

5 fatos que aumentam os suicídos no Natal

>> domingo, dezembro 23, 2007

1 - Promoções de Natal

Sabe aquela TV de Plasma ou LCD que vc sempre sonhou, e que vc não sabe nem o que é Plasma nem o que é LCD, mas ficaria liiiiiiiiiiiiinda na sua sala de estar? Pois é, em dias de Natal ou no dia de hoje por exemplo que é o Domingão da Virada nos Shoppings do Rio (36 horas inimterruptas com as lojas abertas), vc pode comprar a sua por 978 parcelas fixas sem juros no boleto bancário com a 1º entrada só no dia dos namorados! Dá para parcelar a tv de 6999,99 em parcelas de 12,99! E quando vc compra, o vendedor(a) faz questão de te dizer que ainda tem mais! Compre a televisão + o Hack + o Conversor para HDTV (como eu vi isso na internet!) por um preço unico! Afinal ele tb tem que garantir o Natal dele! Se eu estou trabalhando 14 horas por dia e só tenho 4 horas para comer, dormir e ir ao banheiro, sendo vendedor, vc vai comprar da loja até o balde de pipoca para ver filmes na sua tv nova! Ainda bem que no inicio do ano que vem ninguém paga IPVA, IPTU, Taxa de Incendio e outras contas maravilhosas que não tem promoção nem vem embrulhada para presente.

2 - Musicas de Natal

É tanto dingobell que ninguém mais tem culhão para passear na rua! Quando passei no Saara, o Nirvana das compras de Natal, pelo menos 1/10 da 25 de Março em São Paulo, eu ouvia hohoho, dingobell, blem, blom, piui tic tac, papais nóeis dançantes, falantes, cantantes, quicantes, pulantes, cambalhotantes, Marry Cristmas, Feliz Navidad, a cada 3 passos! Se alguém tocar mais musica de Natal no DIA do Natal eu me afogo com o Champanhe!

3 - Especiais de Natal

Infelizmente, nem assinantes de TV a Cabo tem tanta opção! É tanto especial de Natal, programas de Natal, desenhos de Natal, musicas de Natal, debates de Natal, reportagens de Natal, o quanto a Criança Esperança fez e faz todo Natal, que me dá vontade de vomitar! Esse ano tem o desafio do século Roberto Carlos X Fábio Jr. De 6 da manhã até o Corujão todos celebram o Natal, que entre um intervalo e outro tem o anuncio da maldita tv de Plasma! Descobri o programa surreal de Natal que valem a pena:

Santa´s Slay (Noite em Furia - 2005) um Terror/Comédia onde Papai Noel é um demonio que perdeu a aposta com um anjo e teve que ser bonzinho por 1000 anos. Acabou a aposta ele vem para te dar o melhor de todos os presentes: matar você!!! Reze para que vc não esteja na lista de presentes dele! ;-) Alugue antes do Natal!

4 - Filmes de Natal

Esses sim, são os verdadeiros fatos de muita gente se enforcar com a meia do sapatinho na janela! Puta que o pariu! Todas as comédias ridiculas, os dramas natalinos mela-cueca, os infantis retardados e idiotas, as babaquices que super-hiper-mega-hard-punk valorizam o dia de Natal como o dia D das confraternizações familiares, maridos e esposas se reconciliam, irmãos se amam, parentes distantes são abençoados, pais e filhos se reatam, blá, blá, blá, etc e tal, viva todo mundo! Não há nada pior do que isso? Só o lançamento do novo filme da Xuxa!!!! 'Um sonho de Menina'.

Li no jornal:
"A história tenta traçar um paralelo com a trajetória real da Xuxa, mas com algumas licenças poéticas (sic). A Rainha vive uma professora de matemática do interior, que sonha desde meninca com o estrelato, e acaba se tornando uma famosa apresentadora de televisão" (O filme Amor Estranho Amor, onde Xuxa trepa com um garoto de 10 anos, infelizmente não está no roteiro do filme)
"Assim como seus filmes anteriores, foi feito em 4 semanas (isso é que é Mega-Produção). A virada de xuxa no Cinema será ano que vem, com a presença de Sasha no elenco".

Natal do ano que vem, o ano que virarei judeu!

5 - Propósito do Natal

Deveria sempre ser o dia de confraternização das pessoas, dia de reencontro de amigos e familia que a tempo não víamos, dividir o pão, compartilhar, não importando as diferenças sociais, religiosas e culturais, somos todos filhos de um mesmo Deus. E 2006 Natais depois, ainda somos ignorantes o suficiente para ter que todo Natal ficar repetindo a mesma coisa: comemore o aniversário de Jesus. Celebre como um aniversário se quiser, com bolo e festa. Faça pratos diferentes, decorações diferentes, comidas diferentes. Já passei um Natal onde reunimos num apartamento de parentes de consideração (a familia que a gente escolhe) e TODOS fizeram para a "Ceia" uma Feijoada de Frutos do Mar, deliciosa! Não teve peru, chester, castanhas ou bacalhau. Acreditando no que vc acredita, crendo no que vc crê, não importa.
O Natal é seu, faça dele o melhor que ele possa significar, para vc ou para quem vc ama.

E acreditem, tem gente que se suicida por ninguém perceber isso...

Feliz Natal para todos os amigos, os parentes, dessa vida e da próxima!!!! ;-)

Read more...

A Flecha e o Alvo

>> sábado, dezembro 22, 2007

Estou mais feliz, ganhei um livro Zen. No antigo livro do filósofo alemão E. Herrigel, ele passa 6 anos aprendendo a arte sem arte do arco e flecha numa busca espiritual sobre o arqueiro e a vida, como o exemplo:


" O momento de soltar a flecha acontece de maneira instintiva, mas antes é preciso conhecer bem o arco, a flecha e o alvo. O golpe perfeito nos desafios da vida,também usa a intuição; entretanto, só podemos esquecer a técnica depois que a dominamos completamente."

"Depois de quatro anos, quando já era capaz de dominar o arco, o mestre me deu os parabéns. Eu fiquei contente, e disse que já tinha chegado na metade do caminho. "Não", respondeu o mestre. "Para não cair em armadilhas traiçoeiras, é melhor considerar como metade do caminho o ponto que você atinge depois de percorrer 90% da estrada."

O mais inteligente presente de amigo oculto que ganhei esse ano! David, sem legendas para vc! Obrigadaralhaço!! Quem tiver a oportunidade o livro chamasse "A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen" Se não fosse pelo arqueiro o livro seria de etiqueta! ;-)

Read more...

O Preço da Morte

>> sexta-feira, dezembro 14, 2007


Já falei em algum post anterior que adoro cemitérios. Então juntei a adoração com a fotografia. O resultado está no álbum do Flickr, logo ao lado. Antes de mais nada, temos que saber a diferença entre preço e valor. Preço é a expressão monetária de um bem, ou seja, a quantia em dinheiro que uma determinada mercadoria pode ser vendida. Valor é tudo aquilo que é importante para vc, satisfazendo suas necessidades, seus desejos, desde o aspecto psicológico até o de auto-realização, afirmação ou ostentação, independente do preço. Quanto vale sua vida, para que seja calculado o preço de sua morte?

Todas as vezes que entrei em um cemitério eu me perguntava a mesma coisa. E não foram poucas as vezes que isso aconteceu. As fotos foram tiradas num cemitério simples próximo onde moro em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Alguns cemitérios, como o São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul, ou o Cemitério do Caju, o maior da cidade ou do estado do Rio, possuem verdadeiros colossos monumentais erguidos a forma e magnitude da importancia que a pessoa teve em vida, ou da quantidade de dinheiro que sua familia pode pagar. Em cemitérios como o do São João Batista, o que mais se encontra são mausoléus, "casebres" de mármore onde os membros de uma mesma família estão enterrados (casebre é uma ironia. Os mausoléus de hoje parecem Templos da Grécia Antiga ou o World Trade Center). No cemitério de Jacarepaguá existe uma área só para indigentes. Como o de lá está lotado, vc vê cova de indigentes por toda a parte (Cidade de Deus é o maior barato!).

Dinheiro, status, prestígio, ostentação, cargo, patrimonio, fortuna, bens, auto-afirmação, poder.
Nada disso fará a menor diferença após a morte. Porque então se apegar tanto a isso como uma forma de carregar metade deles para o além-vida? Essas ultimas semanas, tive experiencias, relatos e fortunios de fé, de pessoas que me enchem de orgulho pela maneira de manter equilibrada sua vida material e espiritual de forma sublime. Nossa vida se esvai, como um sopro no ar, de forma passageira, rápida, imperceptível, e aquele momento, normalmente os menores, que constroem numa complexidade quantica, um momento completo, sempre são os que fazem a diferença, os que viram histórias e estórias, causos, lembranças. A vida é feita de momentos. No fim, são eles q devemos dar o devido valor. Faça com que cada um deles sejam importante para vc e para qq um que faça parte dele. Pode ser o último...

No fim das contas, é para isso que cemitério me serve. Para nunca esquecer disso. Em contrapartida dos monumentos em homenagem aos mortos, para os que querem "eternizar", existem o resultado da ação humana. Túmulos depedrados, destruídos, violados, roubados, invadidos e vendidos. Um cenário ótimo para terror. Imagina, eu detesto filmes de terror! ;-) Uma estátua de Nossa Senhora apodrecida, cinza e sem vida; anjos despedaçados; uma estátua do Cristo sem cabeça; um druida (???) sem os dedos; sepulturas com tampos de mármores carrara quebrados (essa deu trabalho); restos de comida dentro das sepulturas; placas folheadas a ouro com o nome dos mortos, roubadas; assinaturas do morto na sepultura (!!!), no mínimo de bronze, roubada; mausoléus invadidos e tornando o abrigo perfeito para uma soneca após o almoço (tinha quentinhas amassadas no chão); uma estátua do tamanho NATURAL de Jesus Cristo em uma sepultura (pesa uns 200 kg, não dá para roubar); até um placa de mármore gigantesca onde representa a "Porta do Paraíso onde fulano encontrará com Jesus". Adivinha? Roubaram a Porta do Paraíso!!!! Geral vai invadir! Valeu de alguma coisa?

Se meus filhos ou meus pais verão minha morte, só Deus sabe! Agora ninguém me enterre! Infelizmente nossa cultura judaico-cristã prega por esses tipos de rituais. Para que? Vai deixar flores para carne morta? Vai fazer uma oração e conversar com um pedaço de pedra? Nada disso! Minha concepção de morte vai muito mais do que gastar c enterro e preservar o tumulo. Queima isso tudo num necrotério e acabou. É mais caro? Provavelmente, mas termina e paga de uma vez só. Ou então, ainda mais nos dias de hoje, divide em 12 vezes sem juros no cartão com a 1º parcela para depois do Carnaval (se eu morrer hoje, no caso!). Xi, não tenho cartão, meu nome tã no SPC. Corta os membros, amarra tudo no tronco com um papel de embrulhar pão, joga na fogueira e pronto! Jazigo Perpétuo? Puta q o pariu! Imagina todo ano pagar para mantê-lo! Porque não coloca o corpo num frigorífico, é mais barato! Mas frigorífico perpétuo não faz parte da cultura...

Em meado de novembro completou 1 ano da morte de minha avó. Diferente dela, não fui a cemitérios. Fiz um trekking em Niterói. No fim das contas, essa deveria ser a atitude conclusiva em relação a espiritualidade. O espírito "vive" de memórias, não de sepulturas.

Para que eu vou a um cemitério, me aproximar de um corpo destruído pela terra, se posso ir a uma montanha e ficar mais próximo do céu?

Read more...