Papa chega ao Brasil e apela por "valores cristãos"

>> quarta-feira, maio 09, 2007


Os gastos e o luxo da viagem do papa Bento XVI ao Brasil estão deixando a Igreja Católica brasileira constrangida. No lugar do motivo original da visita - que é abrir a 5ª Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Celam), um megaencontro de bispos do continente, em Aparecida (SP) -, os holofotes têm sido jogados sobre as reformas milionárias dos locais onde o papa se hospedará.

Também têm sido alvos das atenções as novas 60 TVs de plasma da basílica de Aparecida, o cálice em ouro, prata e bronze de R$ 3.500 da missa no Campo de Marte, as toalhas e os lençóis de marca bordados para Bento, a garrafa de vinho de R$ 350 no almoço papal, a cozinha do mosteiro que funcionará durante as 24 horas do dia para a comitiva do Vaticano, e as mais de 400 peças de porcelana francesa feitas exclusivamente para o visitante ilustre.

Os custos estão sendo divididos entre pessoas e empresas voluntárias, a Igreja e os cofres públicos (as prefeituras de São Paulo, de Aparecida e de Guaratinguetá, o Estado de São Paulo e o governo federal). "Tanta comida, tanto bebida, tanta renda, tanto luxo... Isso tudo é um contratestemunho. Vai contra o testemunho de Jesus Cristo, que nunca se deixou tratar como rei. Quando entrou num palácio, foi para ser chicoteado", critica d. Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás e conselheiro da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Com a derrota do nazismo, Ratizinger ficou desempregado, mas uma outra organização já havia notado seu talento para promover a enrabada coletiva de meninos, e com a demanda cada vez maior por este tipo de serviço junto a seus coroinhas, a Igreja Católica Apostólica Romana. Ou seja, valores cristãos como esse ainda não é pro meu bico! Nem quero imaginar o valor do Amex Black Long-Dong-Platinum Pope ele tem para comprar uma entrada pro céu! Quem sabe se eu for homem-bomba eu consigo as 70 virgens depois que morrer??????

3 comentários:

Anônimo 9:27 AM  

Olá! Adorei tudo! Como você é crítico.rs Minha mãe estava comentando justamente sobre esse assunto. Meu padastro diz que isso é uma tradição. Será que isso tem realmente que ser assim? No século e nas condições que estamos vivendo? Beijos

Lily 2:16 PM  

Esse foi o assunto do dia!
Já conversei sobre isso com várias pessoas hoje.
Quem é a igreja católica para defender certas teorias como sendo o certo a ser feito perante a Deus, se ela própria contradiz seus princípios, não só elegendo um papa que fora nazista, mas também esbanjando, desde sempre, de tanto luxo, se um dos votos que os padres fazem (ou deveriam fazer) é o de pobreza?

Enfim... tô pouco ligando pra vinda do Papa! E esse daí nem é pop! rsrs

Mas, Igor, sobre seu comentário lá no blog! Muuuuito obrigada pelos elogios!
Vou pôr seu blog lá nos nossos favoritos tb, ok?

Beijão!

Anônimo 10:47 AM  

olá,vejo q vc criticasem saber.
quem paga por todo o luxo do papa sao os católicos de verdade, qnao tm medo de doar o seu dízimo para a edificaçao da Igreja e para o confortodo do papa,que por sinal já esta com 81 anos e merece ser bem tratado por ser o Santo padre...O vigário de Cristo...o Sucessor de Sao Pedo!
a vc q não sabe mas critica , vale a pena consultar e procurar saber primeiro dos verdadeiros motivos.
não sei se vc é católica mas se for´até me envergonho do lixo de católico q vc é!porém se for evangélica ou de outra seita por aí,nao me admiro muito, porq sei da ma formaçao q os jovens de outras religioes recebem...
Um abraço e q o papa Bento XVI reze por vc, e q torça para q um dia esse peso nao caia sobre sua cabeça e te esmague até o inferno.bjsss

Seminarista
Anderson Candido
Diocese de Apucarana paraná