Labiata de Casa Forte
>> terça-feira, setembro 23, 2008
Venhamos e convenhamos: Lenine é um poeteiro de mão cheia! E tive o prazer inenarrável de ter o seu mais novo CD em mãos e revi e reouvi todas as músicas delirantes, hipnóticas e envolventes! Pena o CD ser tão curto, 10 musiquinhas! A ultima é mais um bonus track, um poema (lindo!) cantado pelo Lenine e seus três filhos. A primeira metade do cd é bom (variando de musicas ótimas a razoáveis) e a segunda metade é excelentemente impagável! Não vou mencionar aqui o patrocínio da Natura, os 10.000 discos de vinil e um pen-drive musical de quem comprou o CD na íntegra (o meu foi presenteado), isso tá na mídia. Aqui vou mostrar apenas a visão de quem é fã do trabalho, da composição e do talento de Lenine.
LENINE - LABIATA
Cattleya Labiata é uma espécie de Orquídea encontrada na Paraíba, Alagoas, Ceará e Pernambuco, caracterizada pelo seu perfume único pela manhã, o Perfume da Cattleya, é uma espécie considerada "Rainha do Nordeste Brasileiro", e uma dos hobbys do cantor, que cultiva seu orquidário em Petrópolis, na região Serrana do Rio.
Vamos as canções:
1- Martelo Bigorna
O Lenine a define autobiográfica, que abre o CD com as cordas do Quinteto da Paraíba. Nos versos "Muito do que eu faço / Não penso, me lanço sem compromisso / Vou no meu compasso
Danço, não canso a ninguém cobiço / Tudo o que eu te peço / É por tudo que fiz e sei que mereço." ele já mostra para que veio, num ritmo envolvente, rítmico e contagiante. Vc merece Lenine, ah se merece...
2 - Magra
Num ritmo de violão, palmas e percussão, uma musica leve, valorizando a beleza da mulher magra, claro, num singelo sarcarsmo através dos versos "Moça Pernas de pinça / Alta Corpo de lança / Magra Olhos de corça / Leve Toda cortiça."
3 - Samba e Leveza
A musica que menos gostei do CD. Um samba minimalista, com uns efeitos eletronicos e uma monocórdica punheta com o violão. Ficar ouvindo a musica inteira poucas variações do tom de voz junto com o violão tocando, "tém-dem, tom-dóm", acho um saco!
4 - A Mancha
A primeira da trilogia ambiental que segue em sequencia, com uma batida e uma pegada deliciosamente melódica e bem trabalhada, contando uma "cronica musical" da mancha que vem comendo pela beira até derramarmos lágrimas negras! Maravilhosa!
5 - Lá Vem a Cidade
Uma balada ligeriamente mórbida com vários toques de percurssão, mencionando uma realidade futura quando as geleiras já derreteram "Eu vim plantar meu castelo / Naquela serra de lá / Onde daqui a cem anos / Vai ser uma beira-mar...", uma história de quem está na sacada de seu castelo observando sua realidade e falando sobre o passado! Sombria, apocalíptica e Perfeita!
6 - O Céu É Muito
HARD ROCK! Parceria com Arnaldo Antunes! Riffs de guitarras pesadas rasgantes para um poema surreal e delicioso! Imagina isso ao vivo? Lembra até Led Zepellin! Do caralho! "A lua é manto Para o mar / Querer é tanto Para a vida / A lua é longe O sol é mais / Por que você Não acredita?"
7 - É Fogo
É Foda! O cara consegue juntar numa única musica, desastre ambiental, aquecimento global, corrupção política, críticas a atitudes do passado, falta de fé e falta de razão! Isso tudo com a colaboração do swingue e da ginga do Pedro Luís e a Parede!
8 - É o que me interessa
Essa é sem palavras..., lírica, poética, realista, nua, crua, seca e etérea. Ouvi dizer que tá numa novela. Infelizmente, só assim para alguém reconhecer o talento de um cantor, compositor, musico e intérprete.
9 - Ciranda Praieira
Começa suave, leve, quase foclórica, brincando com os Mestres Cirandeiros, no caso a Cirandeira, (não sei porque, viajei mentalmente até a praia de Pipa, em Natal, quando ouvi essa musica pela primeira vez) até entrar na metade da música a batera e a guitarra, num ritmo lento e compassado com a batera. Só faltou a zabumba para virar uma Ciranda de verdade! ;-) Uma homenagem direta a Lia de Itamaracá (Cirandeira da Ilha do mesmo nome), com parceria de Paulo Cesar Pinheiro, o mesmo de "Leão do Norte" (uma viagem musical na cultura de Recife!Caçe essa musica!)
10 - Excesso Exceto
Outra parceria com Arnaldo Antunes e o guitarrista China? Outro HARD FUCK ROCK! Um rock industrual, distorcido e excepcionalmente bem construido, com versos ritmicos no estilo da música "Do It"! Na primeira é o atabaque de Ramiro Musoto que comanda o ritmo, nessa aqui é a guitarra distorcida do China que fecha o CD com tudo fodástico! A musica fala do que está sobrando, na vida, na mente, no corpo, no espírito. "Futuro Pó que me Pariu"!
Não tenha a menor sombra de duvida: compre, baixe, copie, pinte e borde, só não pirateie! ;-) Mas TENHA esse CD poético, ambientalista, existencialista, realista e com o talento que o cara pode te proporcionar!!!
20 comentários:
Ei querido!!!
Saudade de ti tb.
Eu simplesmente AMO Lenine!
Como é que pode? rsrsrs
Bjo e um xero n'alma!
GISA
Fiquei curiosa sobre esse CD do Lenine eu gosto dele; minha preferida é "Paciência".
Sobre o comentário a respeito do livro do Diogo Xavier, tenho boas novas: ele está preparando uma segunda edição. Obrigada pela enxurrada de comentários! Beijos n'alma!
Ráaaaaah! Aaaaaadoro o lenine... nem sabia de cd novo! Entao obrigada pela dica, assim que escutá-lo comentarei melhor sobre o texto!!! :D
E, sim. O poema é meu... obrigada pela visita e venha se aquecer quando quiser! ^^
Beijos com sabor de Maracujá!!
Oi meu querido esquizofrênico,
Seria repetitivo dizer aqui o quanto seus comentários, ainda que pequenos, me fazem sentir como se já o conhecesse há décadas. Bem, atendendo a pedidos, mudei a porra da fonte!! É porque ela tava no orkut e lá ela fica té bunitinha... Ficou lindão o texto, né?
O Netto é um amigão meu e eu adoro quando meus amigos enchem minha bola, dá IBOPE!! (rs)
Vou confessar que não li o seu texto todo, pois to aqui doidinha de tanta coisa pra fazer ao mesmo tempo. Mas vi que é de Lenine e vi que vc é fã dele, e vi que vc ganhou brinde com a compra do CD... coisa que eu não faço desde que o Napster começou a existir (pobre)!! Só tenho a dizer que sei o quanto Lenine e suas músicas podem dizer e significar para cada um, em cada situação... me faz bem escutá-lo. No mais, quero deixar explícito aqui o quanto é bom vir aqui e te ver la no blog. Adoro essa sintonia!!
Beijos n'alma, meu anjo!!
Te confesso que n gostava muito n, mas aí fui ouvindo uma música e outra e agora tô curtindo o som.
Tô com esse cd tbm, muito legal. Realmente o cara escreve muitooooooo.
Bjim esquizo cozinheiro.
Pois é caro rapaz, tive a oportunidade de escutar o CD do lenine e adooorei!!! Realmente, ele é um poeteiro de mão cheia, jogos de palavras excelentes!!!
Rá, comecei a fazer poemas aboxonaaaada também!!! Coisa mais linda,singela e tosca esses poemas... Rio quando os releio.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Abração querido!
Beijinhos com sabor de Maracujá... já .. já!! ;)
Pois é caro rapaz, tive a oportunidade de escutar o CD do lenine e adooorei!!! Realmente, ele é um poeteiro de mão cheia, jogos de palavras excelentes!!!
Rá, comecei a fazer poemas aboxonaaaada também!!! Coisa mais linda,singela e tosca esses poemas... Rio quando os releio.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Abração querido!
Beijinhos com sabor de Maracujá... já .. já!! ;)
Pois é caro rapaz, tive a oportunidade de escutar o CD do lenine e adooorei!!! Realmente, ele é um poeteiro de mão cheia, jogos de palavras excelentes!!!
Rá, comecei a fazer poemas aboxonaaaada também!!! Coisa mais linda,singela e tosca esses poemas... Rio quando os releio.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Abração querido!
Beijinhos com sabor de Maracujá... já .. já!! ;)
nego...Me deixasse c vontade de ouvir o cd..n tive a oportunidade de ouvi-lo!ainda tenho aquelas dele q mandastes p mim, e adorei!se n for pedir muito..manda mais??hehehe..
tenho novis p vc, rebeceste minhas sms?
ah, amei a foto c meu "amigão" peter tosh,linda..parece foto de comercial,rsrs..
Fostes em pipa?? sabe,me encontrei lá contigo...
;-)sauds sempre!xero.
ok. vou providenciar o meu!!!
beijoca.
Igor,
sou fanzoca do Lenine, adoro, ele é genial, um músico hiper competente, regionalista sem ser chato, critivo ... ai, ai, ficaria horas falando dele ... e ainda me faz lembrar tantos momentos bons...
Adorei o post ... nem sabia do novo cd, obrigada pela dica!!
beijo
;-)
oiee
estou super ... hiper curisa para ouvir este CD... querooo um ...
p.s ainda naum conseguir ir ver ensaio de uma cegueira = / ... vou acabar indo sozinha mesmo heheheh
otimo fds
Sinceridade? Respeito o Lenine, acho que ele é realmente bom, competente, etc...
Mas, em geral, eu acho ele MUITO chato! haha
Gosto de algumas músicas, como "Paciência" que é lindíssima... Mas a maioria das outras que eu escuto, acho muuuito chato!
A letra é interessante, mas não agrada meus ouvidos!
Bjkss
eu adoro Lenine
AAAAAAAAAAAA EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOO
"O Céu É Muito" é muito BOAAAAAA!!
Tô viciada.
Tava pensando numa coisa quando ouvi essa música....aliás, esse CD.
As músicas do cara são cinematográficas. Parece que ele compõe pensando: "Rá! Essa daqui vão usar em algum filme!"
Aaaah pernambucano FDP!!
EU AMO!
hauahuahuahauhauhauhaa
Beijomeligadilícia.
Saudade de vc!
Não pode piratear? Poxaaaaaaa! Já ia pedir pra vc uma cópia de aniversário...:(
Beijo!
Oi, Igor!Sei que você anda atarefado, mas deixei uma brincadeirinha pra você no blog; usei aqui o link do post pra facilitar! Beijos n'alma!
Igor, hermano! Te vi, y te perdi! Siempre estoy conectado al chat del Gmail, asi que intenta atraparme otra vez dentro de poco. Abrazo!
Ahhh...não rola uma cópia solidária pra me dar de presente???!!!
PS: semana passada eu toquei na rádio experiemtnal da faculdade, Vieste, em sua homenagem...ahahahahaha
;)
Beijos
Postar um comentário