Natal Capitalista

>> quarta-feira, dezembro 24, 2008


Minimalizando o Natal esse ano, esse é o unico e derradeiro motivo para o Natal existir HOJE. A não ser é claro pelos cigarros Lucky Strike que estava a "frente de seu tempo" e em 1950 já publicou o que o Natal viria a ser.

Um espetacular Natal para todos os meus amigos, vizinhos, leitores e meu amor, por mais que a data seja extritamente comercial, que as pessoas resgatem, seja lá de onde, um significado muito mais engrandecedor e próspero, para não dizer divino, para comemorar o seu Natal.

E que sa crianças de sua familia saibam, e entendam um motivo criativo e educativo para ter a familia toda unida, do que apenas para ganhar presentes.

FELIZ NATAL!

Read more...

Coisas do Brasil 2 - Um pedaço da França no Rio

>> domingo, dezembro 14, 2008

Blogagem Coletiva (atrasada, porque esse é o 3º tema que escrevo) proposto pela minha queridíssima Andréia Motta do Leio o Mundo Assim.

SANTA TERESA
Entre o Sagrado e o Profano


Um bairro boêmio e cultural da cidade que surge sobre uma colina que já viveu seu boom imobiliário desde o final do século XIX, utilizada, por fontes não confirmadas, varias vezes por centro de comandos militares na década de 60, devido a sua posição estratégica, contornado por ruas e ladeiras tortuosas, vielas e declives, retornando-se a um ponto de encontro de artistas, intelectuais, hippies, universitários, bêbados e escritores e milhares de turistas principalmente estrangeiros.

Por mais que essa descrição seja parecida (e comparada) com o bairro de Montmartre, em Paris (bairro boêmio com seus artistas, intelectuais, hippies, universitários, escritores, bebados e bailarinos), Santa Teresa é o bairro do Rio de Janeiro que detém todas essas descrições no currículo, dentre outras particulares que nenhuma outro bairro artístico da França tem: 17 favelas.

Santa nasceu chique. Ou melhor, nasceu...Santa. No século XIX, com a chegada das missões estrangeiras que acompanharam Dom João VI, os ricos e poderosos escolheram o morro para viver: a vista era linda, a água, de melhor qualidade, e o clima, mais ameno. Naquela época, abriu-se a primeira via de acesso, a Rua Dona Luzia, hoje Candido Mendes, e iniciou-se um verdadeiro boom imobiliário. No final do século, o bairro já estava completamente povoado por casarões nobres. A ocupação era predominantemente europeia. No começo do século XX, com o burburinho dos visitantes, a maioria artistas que vinham se apresentar no Municipal, muitas mansões passaram a abrigar hotéis de luxo, como o velho Hotel Santa Teresa. Santa tornou-se a Montmartre carioca (o bairro onde nasceu o internacionalmente conhecido cabarét Moulin Rouge Paris). Nos anos 60, no entanto, o glamour começou a descer a ladeira. O primeiro motivo foi uma tempestade de três dias seguidos, em 1966, que destruiu casas, matou pessoas, isolou o bairro e expôs a fragilidade da infra-estrutura local. Paralelamente, as favelas do entorno se multiplicaram. Aos poucos, os moradores endinheirados partiram e os imóveis passaram a ter preço de banana.

A partir de 1999, as coisas começaram a mudar. Estrangeiros começaram a subir o morro, atraídos pelo charme natural, já que pouca coisa acontecia por lá. As casas estavam ocupadas por artistas locais e alternativos em geral. Lá por 2002, teve gente que resolveu trazer uma rede internacional de turismo e hospedagem, para hospedar turistas que apareciam de mochila nas costas e não encontravam hotel. É conhecida como "Bed and Breakfest". O Cama e Café acabou gerando uma importante mídia espontânea que divulgou a região lá fora. Santa Teresa entrou no roteiro do guia "Lonely planet", a bíblia dos viajantes, e ganhou matérias em jornais importantes como o inglês "The Guardian" e o americano "The New York Times", além de diversas reportagens em revistas. Dos muitos gringos que bateram pernas pelas ruelas, alguns ficaram e compraram casarões, atraídos pelos preços acessíveis. Santa Teresa viveu, então, um novo boom imobiliário. E aí todos os tipos de infraestruturas foram levantadas para abranger os novos turistas que se hospedavam em Santa Tereza, principalmente franceses. Lá pelas bandas de Paris, o Rio de Janeiro era apenas samba, suor, carnaval, mulheres, futebol e violencia. Devido a comparação com o bairro francês, muitos artistas instalaram seus ateliês nas ruas de Santa. Há anos, diversos Centros Culturais Municipais, Cinemas, Projetos, exposições, museus, teatros, oficinas, workshops e bibliotecas, foram se multiplicando em Santa.

O Carnaval tb faz parte de Santa Teresa com o unico bloco "comportado" do Carnaval: o Bloco das Carmelitas! Existe no alto do Morro o Convento de Santa Teresa e o bloco todos os anos representa uma espécie de fuga do Convento, o abandono do Hábito e o cair na Folia. Os católicos mais ortodoxos odeiam e acham uma falta de respeito. Cada um pensa o que quiser, mais sair fantasiado de freira ou de frei no Bloco das Carmelitas é divertidíssimo!

A Chave Mestra, Associação de Artistas Visuais de Santa Teresa, possui no site todos os projetos artísticos e culturais que ela promove, inclusive o evento mais conhecido que faz parte do calendário cultural da Prefeitura do Rio, o "ARTE DE PORTAS ABERTAS". Todos os ateliês do bairro abrem suas portas e garagens para qualquer pessoa apreciar e comprar os trabalhos. O evento ocorre normalmente em Julho, mas pode haver mais de um evento por ano, com seu devido mapa de ateliês.
A hospedagem, que virou tb uma caracterísitca marcante em Santa, não é apenas para quem procura Hotéis 5 estrelas (O antigo Hotel Santa Teresa, ou Hotel dos Descasados, que virará um Chatôu) ou Bed and Breakfast (mais baratos que hotéis da zona sul). Varia republicas de estudantes, albergues, quartos e vagas para alugar, inclusive nas antigas mansões e palacetes do bairro, fizeram a festa de quem precisa estudar e morar próximo ao Centro. Além do bairro ser localizado numa colina, com as raízes na Lapa, o seu entorno faz limite com os bairros da Glória, Catete, Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho, Silvestre, Humaitá, Centro, Catumbi e Rio Comprido.

A marca mais conhecida de Santa Tereza são os Bondinhos de Santa Teresa, os unicos bondes remanescentes do Rio Antigo, e os unicos bondes que ainda circulam no Brasil, que ainda estão em pleno funcionamento. Por um preço exclusivamente barato (R$ 0,60 comparado a passagem de onibus de R$ 2,20), vc pode passear pelas ruas de Santa saindo da estação que fica no Centro, ao lado do prédio da Petrobras, passando por cima dos Arcos da Lapa e subindo até quase o Morro dos Prazeres. Inclusive com um passeio próprio até o Cristo Redentor. Se vc estiver pelas ruas de Santa e seguir o ditado ao pé da letra "pegar o bonde andando", ficando nos beirais, sem se sentar, vc anda de graça. Com a velocidade do bondinho e os rangidos dele, parecendo que o bondinho vai se desmontar a qualquer momento, é uma aventura única!

Aliás, o Morro dos Prazeres abriga um casarão centenário, que já passou de mão em mão, desde instituições particulares ao Governo Federal, hoje nas mãos da Prefeitura, conhecido como Casarão dos Prazeres, onde tenho lembranças históricas por ter sido minha primeira reportagem e nessa época os condutores de bonde estavam em greve, um Centro Cultural que dá lugar a várias aulas de arte plástica, dança e música para jovens moradores de seu entorno. É lá que acontece o Comunid’Arte evento onde moradores de favelas de Santa Teresa expõem seus trabalhos artísticos. O Casarão dos Prazeres é o centro de exposições e atividades educativas e comunitárias que a Secretaria Municipal de Educação mantém. No dia em que pisei ali pela primeira vez, toda a comunidade estava organizando a primeira apresentação de Balé Infantil do Casarão dos Prazeres.

A Prefeitura do Rio tem tanto conhecimento do Casarão, que quando eu fui na própria Secretaria de Educação, muitos funcionários além de desconhecerem e nunca terem ido lá, acharam que eu estava fazendo uma matéria histórica de um Puteiro!

Só por esse pequeno detalhe que qualquer um pode imaginar que Santa Teresa não é o pedaço de céu cercado de favelas por todos os lados. Não tem menos violência e falta de segurança pública do que no resto do Rio de Janeiro, existem diversos e milhares de problemas de transporte público e uma única empresa monopólica que atende ao bairro, lá existem índices significativos de crimes, como assalto a mão armada e estupros, e de vez em quando facções rivais tentam tomar o poder das favelas dali, fazendo com que tenham incursões e blitz policias, inclusive do BOPE, mas que EU VI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS, o que a cultura pode fazer com a cabeça de uma criança que vive e cresce numa comunidade cercada pelo Comando Vermelho. E que o mínimo de infraestrutura e revitalização do bairro é construído pelos próprios moradores.

Como se todo mundo fosse morro...

Fotos:

André Claudio Mendonça
Ana Maria Moura (sketch colorida do Casarão dos Prazeres)
Literatura e Rio de Janeiro
Bloco das Carmelitas
Arquivo Pessoal

Informações Turisticas, Artisticas e Culturais

InformaSanta.com
Camaecafe.com.br

Read more...

Compulsão Esquizofrênica por Palavras

>> quarta-feira, dezembro 10, 2008


Palavras que me comovem
Palavras que me tiram do sério
Palavras que já tiraram meu sono
Palavras que sacodem com tudo que tem aqui dentro
Palavras que me emocionam
Palavra que reavivam emoções que há muito, tinha deixado para trás
Palavras que fazem o coração descompassarem
Palavras que além que me tirar o fôlego, me fazem suspirar
Palavras que me desconcertam
Palavras que me apaixonam
Palavras que me fazem acreditar a cada dia que amo mesmo
Palavras que me vêem a mente através de sonhos
Palavras que ecoaram nos meus tímpanos através de musicas
Palavras que tentam a todo custo minimizar o tempo e o espaço
Palavras que faz o tempo parar
Palavras que transpiram pelos meus poros
Palavras que me fazem tirar a roupa
Palavras que me excitam
Palavras que me fazem gozar
Palavras que inebria meus sentidos
Palavras que me entorpece
Palavras que brinca com meu olfato a cada página
Palavras que evocam lembranças que ainda terei
Palavras que não saem da memória, menos ainda do coração
Palavras esquizofrênicas e compulsivas
Palavras que não são ditas
Palavras que precisam ser ditas
Palavras que dissemos para serem pescadas
Palavras que tem duplo sentido
Palavras subliminares
Palavras subjetivas
Palavras subentendidas
Palavras que me calaram quando eu deveria dizer
Palavras que arranham a garganta
Palavras que machucam quando deveria curar
Palavras ditas mas não esclarecidas
Palavras que precisam ser iluminadas
Palavras que transformam duvidas em certezas
Palavras que saem pela boca, o que não transcorre pelas mãos
Palavras que deveriam transcorrer pelas mãos
Palavras que minimizam ausências
Palavras que a história escreve
Palavras que me fazem correr até vc
Palavras que o mundo inteiro sabe


Palavras que só me trazem certeza, de já estarmos no inicio do que vamos ser
Palavras que somente nós dois sabemos
Palavras que me dão um desejo doido de gritar
Palavras que priorizam aquilo que sempre quis na vida
Palavras que priorizam aquela que sempre quis na vida
Palavras que não conseguirão descrever. Uma coisa é falar a outra é agir.
Palavras que me fazem pensar num futuro de uma maneira única, porque no futuro, todos nós pensamos.
Palavras que me fazem dizer com outras palavras, como estas.
Palavras que me fazem ser curto, grosso, seco e direto. Só que objetividade não é só assim.
Palavras que me trazem uma liberdade quase onírica
Palavras que já me fazem despertar para construir esse futuro todas as 7:15 das manhãs.
Palavras que são segredos de liquidificador
Palavras que são mais significativas no ouvido de quem amo, do que na mentalidade das multidões
Palavras que me lembram para cagar e andar severamente para a opinião publica
Palavras que me condenam só por me preocupar com isso
Palavras que me ajudam a esquecer isso, por ser pequeno demais.
Palavras que alinham minha mente já que o que penso, e faço, para o futuro, é grande demais para pensar dessa forma.
Palavras que ajustam as sintonias das antenas
Palavras que afinam as linhas telefônicas
Palavras que contabilizam os bits e bytes de uma rede de idéias
Palavras que não tem fronteiras, como nós e nossos pensamentos
Palavras que são trafegadas nessa rede por ser a ferramenta que me trouxe até vc
Palavras que me fazem perder o medo, a vergonha, a razão, o freio
Palavras que me trazem saudades
Palavras que podem sacudir nossas estribeiras, mas damos a volta por cima
Palavras que não me fazem achar as palavras, porque tenho que achar o chão primeiro.
Palavras que se transformam numa morena linda com um cachorro que parece um paio
Palavras em que ela é mais do que um reflexo
Palavras estas, que parecem ser mais fáceis de dizer do que parecem.
Palavras que para mim são facílimas de serem ditas todas elas pela boca
Palavras que me custaram meia noite de sono e meia noite de sonhos, o tempo necessário para chegar até os dedos, que gradativamente eu aprendo a destilar pelas mãos. E continuarei aprendendo...

Porque hoje, tudo o que temos um para o outro são palavras.
Amanhã, teremos e seremos tudo que quisermos ser.

Read more...

Brinquedo de Gente Grande

>> sábado, dezembro 06, 2008

Monster Toys Theathre (Nosferatu)

Sábado Animado. Esse programa de desenhos animados que não via a muito na televisão, foi meu breakfast de hoje, já que dormiu mal essa noite e precisava assistir algo que me fizesse rir. Desenho? Sempre gostei de desenhos animados e junto com Filmes e alguns sitcons americanos (como House, LOST, Friends, Cold Case, Everybody Hate Cris, alguns da tv aberta) são os únicos motivos que m fazem ligar uma televisão.

E fora ser deliciado com desenhos da antiga ate uns bem escrotinhos (fora a Maisa, esse anão havaiano disfarçado de menina), o que me impressionou mesmo são os brinquedos de comerciais. Ainda pensei ingenuinamente como uma criança que os brinquedos evoluíram. Alguns, claro. A graaaaaaande maioria só acompanhou a tecnologia para divulgar o mesmo conceito de sempre: brinquedos escalafobéticos para meninos e brinquedos rosas para meninas! Pelo menos umas 30 bonecas diferentes foi colocada no ar. Boneca que fala já não é novidade a uns 10 anos, a "moda" agora é o que ela fala! Tem umas que imitam bebe de verdade, fazem "xixi de verdade", "coco de verdade", mamam e arrotam! Só faltou dormir a cada 2 horas para completar a realidade! Outras bonecas patinam, rebolam, engatinham, anda, pula, abraça, respira, tem batimentos cardíacos, dorme de olhos fechados, chamam pela mamãe, choram, dão duplo twist carpado e ainda por cima ensinam a falar inglês (a boneca globalizada). Claro, a evolução social brasileira acompanhou a indústria de brinquedo e agora tb tem bonecas negras com exclusividade! Porque bonecas rosas e loiras qualquer uma tem! Além da Barbie, existe (ou eu descobri, sinto muito), uma tal de Susi e Polly, afora uma propaganda que passa em TODOS os comerciais, que vc compra jogos, besteiras, musiquinhas escrotas para seu celular, mandando uma mensagem para o numero 666 (com aquela musiquinha escrota do fundo que dá vontade de socar a tv!). Mas hoje as meninas tb tem sua Moto Elétrica...rosa! Puta que o pariu! Os meninos tem a de policia (medo) e do Batman (mais medo). Fui ver o preço de uma dessas e vai para mais de R$ 600,00! Se o dia que tiver um filho ele pedir uma dessas, apanha! Vai aprender a andar de bicicleta que é mais saudável, para mim ($) e para vc! Eu crente que ia ver algum roller blade feminino, e me aparece a "Sandália da Moranguinho, com Morango-giro" uma bola idiota em forma de morango que gira quando vc pula, uma espécie de pula-corda eu comigo mesmo, até vc se embananar e tomar um estabaco cinematográfico de bunda no chão, para alegria dos transeuntes e desespero dos pais!

E para terminar o show de horrores me vem a boneca da...Maísa!!! Aquela porra estronha por R$ 95,00! E o mais bizarro de todos os brinquedos: uma PIA DE BRINQUEDO! Onde vc aprende a lavar a louça.....brincando! Por mais gay que isso possa parecer, será que se eu tivesse uma dessa eu não teria tanta aversão a lavar louça como antes? Eu ainda me pergunto como alguém dava utensílios domésticos de brinquedo (minha irmã teve um fogão de brinquedo e me obrigava a comer aquelas merdas da plástico envenenado) levando isso a sério como uma maneira de educar.No meio de tudo isso um brinquedo assustador: Banco Imobiliário Brasil! Onde vc negocia, compra, aluga e vende...os pontos turísticos desse pais! Vc compra e vende os Lençóis Maranhenses, a ilha de Fernando de Noronha, O Pelourinho, o Pão de Açucar, o Bumbódromo de Parintins, O Patrimonio Histórico de Ouro Preto, a cidade de Blumenau (devastada pela chuva, hoje deve valer pouco) até o Pantanal Mato-Grossense!!! O Capitalista Selvagem pareceria a Chapeuzinho Vermelho diante desse jogo a partir de 8 anos! 8 ANOS! Estamos criando pequenos Georges Bushes!

Brinquedo pros meninos são melhores, tem tudo a ver com a realidade de hoje! Transformers, Max Steel combatendo monstros, Papet do BEN 10 (só descobri quem é BEN 10 depois que meu sobrinho jogou o jogo da memória do BEN 10 comigo umas 100 vezes!) que muda sua voz para uma voz de alien, O carro do filme "Carros" da Pixar, sandália do Homem Aranha que muda de cor quando tá no sol, Dinossauros, autorama e ferrorama, Pista descaralhada da Hot Wheels que rodopia num looping de 1080º, etc, etc, etc

É por isso que quando essas meninas chegarem aos 30 anos estarão brincando com Brinquedos de Gente Grande, enquanto os meninos tb brincarão com brinquedos de homem...parcelados em até 72X, com IPVA grátis e DVD de fábrica. Isso quando esses homens não chegam aos 30 com mentalidade de 12 e começa a disputa para ver quem tem o melhor brinquedo! Ou o maior, para piorar as coisas...

Read more...

Meu Amigo Secreto Design

>> quinta-feira, dezembro 04, 2008


Eu sei que andei em falta por dois motivos, pela falta de inspiração e pela falta de cabeça! È verdade minha cabeça as vezes dá um tilt, trava tudo e tem que reiniciar.

Essa postagem está atrasada uns...10 dias! XD No dia 25/11 eu só lembrei de realmente publicar sobre a Semana do Doador de Sangue (eu doei, e vc?) e agora venho fazer uma honra ao mérito ao meu amigo secreto, duplamente.

Mesmo porque esse MEME de amigo secreto foi um rebucetê de caçarolinha de tanta confusão! Gente que não colocava o link, gente que reclamava a toa, inclusive xingando os Moderadores, etc, etc.

Meu, ou melhor, Minha Amiga Secreta já me deu muita força, tanta que ela nem imagina! Até porque ela já faz parte dos meus créditos desde que esse blog teve um layout novo! Tanto que o selinho antigo tá lá (e já atualizei pelo novo).

Minha amiga secreta não tem perfil no seu blog, mas não deixa de ser gente como a gente;
Ela não tem foto para ser exibida, mas consegue com toda a competecia do mundo deixar o seu blog com a sua cara;
Pode não escrever cronicas exorbitantes, nem contos eróticos, porém, ela conta com todo seu conhecimento para deixar vc desconcertado;
Até onde eu sei ela não é matemática, mas consegue descaralhar a sua mente ilógica com tantos numeros e códigos de hacks, widgets, templates e etc;
O blog dela tem fundo preto porque ela é ninja: consegue assassinar com qualquer dúvida e problema em relação aos layouts do Blogger;
E para finalizar, descobri que ela é de Peixes, por isso ela tem essa visão alucinógena e sonhadora de um design, com os pés no chão e a tenacidade de um webdesign! ;-)

Minha amiga secreta é a:


do Blog "Templates para Novo Blogger"

Poxa Ariane, não pensei em nada mais criativo para presenteá-la do que agradecer, porque quando o terceiro layout do meu blog foi feito eu usei muuuuuuuuuuitas dicas do se site, quemei váaaaaaaaaaaaarios neurôneos e perdi vaaaarias horas até colocar ele do jeito que eu adoro! Muitíssimo obrigado pelas dicas!!

TODO MUNDO AI PODE ANOTAR O LINK DELA! Inclusive os dois botões do site estão no link do meu aqui em cima, "CRÉDITOS", onde dei a ela o reconhecimento de ter dezenas de dicas e dúvidas respondidas dos seus leitores!

Muito Obrigado!

Read more...

Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos (28)

>> quinta-feira, novembro 27, 2008


"Quero estar ligado numa conexão rápida a milhões de bytes por segundo, eu, vc e o mundo, via web ou numa estrada de terra, num esforço sem fronteiras, sem tempo e sem espaço. E que parta na força estrondosa e voraz como um grito: das nossas origens mais profundas, em direção à tribo mais distante, localizada no estremo Norte daquilo que acredito."

Read more...

Dia Nacional do Voluntário Doador de Sangue

>> terça-feira, novembro 25, 2008

Hoje é o Dia do Doador de Sangue e da mesma forma que o Dia do Natal, nós damos presentes...pela veia! A doação dura 15 min, quando retiram 450 ml do seu sangue, vc pode tirar o dia de folga, é permitido por lei um dia de repouso por doar sangue e ainda recebe em sua casa pelo correio todos os testes feitos para detectar qualquer doença sanguinea, de graça!

Como a Coleta Móvel não vai até sua casa para vc evitar a fadiga, vc pode ir em um dos postos de coleta da HemoRede ou no próprio Centro do HemoRio que fica nos endereços abaixo. Além dos pre-requisitos, não esqueça do fundamental: ISSO NÃO È EXAME DE SANGUE, NÃO FIQUE EM JEJUM. Evite apenas alimentos gordurosos de manhã, como presunto, manteiga e derivados. Se vc for americano, nada de ovos com bacon.

QUEM PODE DOAR:

* Ter entre 18 e 65 anos;
* Ter peso acima de 50 kg;
* Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
* Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias;
* Ter passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
* Não estar grávida;
* Não estar amamentando;
* Estar alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
* Ter dormido pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação.
* Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de 1 ano;
* Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de 1 ano;
* Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
* Não ser usuário de drogas injetáveis;
* Não ser portador de doenças infecto-contagiosas como Sífilis, Doença de Chagas e HIV (I ou II).

QUEM NÃO DEVE DOAR:

* Ser diabético;
* Teve Hepatite após os 10 anos de idade;
* Teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
* Teve Malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
* Sofrer de Epilepsia;
* Teve Sífilis;
* Praticar relações sexuais de risco.
* Usar drogas injectáveis.
* Tem SIDA (ou mesmo a presença do vírus HIV na corrente sanguínea, mesmo sem a manifestação dos sintomas da doença).

ENDEREÇOS DOS POSTOS DE COLETA no Rio de Janeiro (em Campo Grande, Mato Grosso Do Sul e em Goiânia. Mais localidades no site da Anvisa):

HEMORIO - HEMOCENTRO COORDENADOR

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Centro
Rua Frei Caneca, 8
Horário para Doações:
diariamente de 7:00 às 18:00
(inclusive sábados, domingos e feriados)
Tel: 0800-2820708
Setor de Captação de Doadores
Referência: Próximo ao Campo de Santana

NÚCLEO HEMOTERAPIA DE NOVA IGUAÇU

Município: Nova Iguaçu
Bairro: Posse
Av. Henrique Duque Estrada Mayer, 953
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 8:00 às 13:00
Tel: 21- 3779-9900 Ramal: 117/175
Referência: Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse)

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA ZONA SUL
INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DE LARANJEIRAS

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Laranjeiras
Rua das Laranjeiras, 374
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 8:00 às 14:00
Tel: 21- 2285-3344 Ramal: 2215
Referência: Próximo a Rua Alice

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL
CENTRAL DA POLÍCIA MILITAR

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Estácio
Rua Estácio de Sá, 20
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 7:00 às 12:00
Tel: 21- 3399-2508
Referência: Estação Metrô do Estácio

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL
UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Vila Isabel
Av. 28 de Setembro, 77
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 8:00 às 12:30
Tel: 21- 2587-6234/6612
Referência: Próximo ao Campus da UERJ e ao lado do Hospital Universitário Pedro Ernesto

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL
UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Ilha do Governador
Av. Brigadeiro Trompowsky, sem número - 3° andar
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 7:30 às 13:30
Tel: 21- 2562-2312
Referência: Ilha do Fundão


HOSPITAL GERAL DE JACAREPAGUÁ

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Jacarepaguá
Av. Menezes Cortes, 3245
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 8:00 às 12:00
Tel: 21- 2425-2255 Ramal: 343, 259
Referência: Estrada Grajaú Jacarepaguá

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL
SERVIDORES DO ESTADO

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Centro
Rua Sacadura Cabral, 178
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 7:30 às 12:30
Tel: 21 - 2291-3131 Ramal: 3287
Referência: Praça Mauá

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DO INSTITUTO
DE BIOLOGIA DO EXÉRCITO

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Benfica
Rua Francisco Manoel, 102
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 7:00 às 11:30
Tel: 21 - 3890-2135
Referência: Próximo ao Hospital Central do Exército

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DO HOSITAL DE CÂNCER I

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Centro
Praça da Cruz Vermelha, 23 – 2º andar
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 7:30 às 14:30
Sábados: de 8:00 às 12:00.
Tel: 21 - 2506-6021 2506-6581
Referência: Em frente à Praça da Cruz Vermelha

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL
DA AERONÁUTICA DOS AFONSOS

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Sulacap
Av. Marechal Fontenelle, 1628
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 7:30 às 11:00
Tel: 21 - 3369-9763
Referência: Campo dos Afonsos

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL
NAVAL MARCÍLIO DIAS

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Lins de Vasconcelos
Rua Cezar Zama, 185
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 7:00 às 13:00
Tel: 21 - 2599-5481/5482 Ramal: 481
Referência: Após o posto da BR virar à esquerda

UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DO
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO

Município: Rio de Janeiro
Bairro: Bonsucesso
Av. Londres, 616
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 7:30 às 12:00
Tel: 21 – 2561-3473
Referência: Próximo ao Habib’s da Av. Brasil

• Região 2

HEMOCENTRO REGIONAL DE NITERÓI – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO

Município: Niterói
Bairro: Centro
Rua Marques do Paraná, 330
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 8:00 às 12:00
Tel: 21 – 2629-9063
Referência: Próximo ao Corpo de Bombeiros

MATO GROSSO DO SUL

HEMOSUL Centro de Hemoterapia e Hematologia do Mato Grosso do Sul

Av. Fernando Correia da Costa, nº 1304
Campo Grande – MS
79.004-310

(67) 312-1501
312-1502

GOIÂNIA

HEMOG
Centro de Hemoterapia e Hematologia de Goiás -

Av. Anhanguera 5195 Setor Coimbra
Goiania -GO
74.535-010

(62) 3201-4585

Read more...

Psicólogo Gratuito pelo SUS

>> quarta-feira, novembro 19, 2008

O novo recurso lançado pelo Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro:

Psicoterapia à Beira Mar

Vivemos num mundo doente...;-)

Para quem não sabe, ou não entendeu a piada, essa é a estatua de Carlos Drummond de Andrade na Praia de Copacabana, onde além de sofrer roubos dos óculos de bronze, de turistas japoneses fotografando, de turistas de qualquer lugar do mundo o abraçarem e sentarem no seu colo, ele ainda tem um emprego de meio período como Psicoterapeuta para qualquer trauseunte.

Ano passado ele teve um companheiro inusitadíssimo nesse trabalho:

A Vaca de Drummond

Mas pelo tamanho ela assusta...sua vaca!

Read more...

Qual o Tempo que o Tempo tem?

>> sábado, novembro 15, 2008

Como quase todo mundo anda sem tempo, inclusive eu, resolvi vasculhar diversos utilitários para nunca sequer esquecermos as horas de uma maneira completamente diferente e inusitada: relógios criativos (ou os gadgets mais fodásticos e inacreditáveis, que eu quero ter todos, mas não tenho $ para pagar tudo em dólar ou euro). Levemente inspirado no blog do Pedro e seu poema "Por uma hora". Além de colocar os comentários em dia...

Em tempo, o caso da CEDAE foi resolvido após o envio de uma carta-bomba-virtual ao presidente da CEDAE. Depois de um bate papo denuncia com o jornalista Ricardo Boechat, onde ele simpaticamente e pacientemente me explicou que reclamações da CEDAE vinculadas em pauta, somente aquelas de cunho público, por mais que ele queira xingar a CEDAE ai vivo, já foi alertado quanto a isso, me fez lembrar que a CEDAE ainda É um órgão do Estado do Rio de Janeiro. Encontrei o e-mail do presidente no portal do governo do Estado, repeti a carta-bomba para ele e no dia seguinte a CEDAE apareceu. Muitíssimo obrigado por quem prestou ajuda, carinho e atividades judiciais! ;-)

Xingamentos e virus para quem precisa da CEDAE: gabinete.pres@cedae.rj.gov.br

Os relógios criativos estão divididos em relógios de pulsos e relógios de paredes. Muitos são tão personalizados que me lembram alguns amigos de blogs! Se alguém souber o link do fabricante de alguns deles me ENVIEM ONTEM!

RELÓGIOS DE PULSO

Faceless Watch (www.100per.com)

O relógio sem face! Excelente como acessório pela versatilidade e discrição! Dá até para virar o mostrador para baixo e se passar por uma pulseira comum (muito útil para quem vive no Rio de Janeiro);

TITANIC DNA (http://www.romainjerome.ch/)


Por mais inacreditível (inacreditável e indescritível) existem colecionadores que pagam a bagatela de $300.000,00 por um relógio fabricado com o aço da fuselagem do navio TITANIC. Mais modelos, com desgins inovadores, no site do relojoeiro;

X-Flash (http://www.tokyoflash.com/en/watches/1/)

Um relógio conceito japonês (de onde mais vc imaginava que fosse?). A bateria fica no meio do "X", de um lado os numeros das horas e do outro dos minutos, juntando tudo no meio e informando a hora certa. Mais relógios bizarros no site do fabricante;

Watch-Phone (Mobile Watch Phones)

A tecnologia de ponta: um relógio celular á prova d'agua! Incrivelmente ele possui essas funcionalidades:

* Tela em OLED com 1.3 polegadas, 260.000 cores, e 128 x 160 pixels, sensível à toque
* À prova d’água e de choques (pancadas)
* Idiomas: inglês, espanhol, italiano, árabe, turco, português, francês e chinês
* Ring tone: 64 polyphonic; suporta também: mp3/midi/wav
* Recebe ring tones, fotos e videos
* Formato de música: MP3
* Formato de vídeo: MP4
* Camera: 2megapixels
* Cartão de memógia: acompanha um transflash de 512Mb, suporta até 2Gb
* Função Bluetooth suportada
* Formato para imagens: jpg e gif
* Agenda para 250 nomes
* Alarme em MP3
* Jogos: slider com imagens
* Rede: GSM 900/1800 e 1900mhz
* Tempo em chamada: 3 horas
* Tempo em espera: 160 horas

Preço: US$ 299,00. Outro relógios celulares no site do fabricante;

Philip Henry Grave (O relógio mais caro do mundo!)

Os peritos da Sotheby’s (a segunda casa de leilões mais antiga do mundo) estimavam que este modelo único poderia chegar a valores entre 3 e 5 milhões de dólares. Contudo, seria impossível prever a intensa competição que surgiu. Com 2 faces e 24 funções (ou “complicações”, como Henry Graves gostava de lhes chamar), foi na sua altura o relógio mais complexo já fabricado (perdendo para outro relógio inglês com 33 funções). Feito propositadamente para o magnata, demorou 4 anos a ser construído, e é, obviamente, um exemplar único.

Valor pago no leilão: $11.002.500,00

RELÓGIOS DE PAREDE

CineFilia

Esse aqui seria especilamente para minha amiga Tati do blog Casa de RetalhoS

OutSpaces

Um relógio completamente surreal. Vc pode arranjar, dessaranjar e modificar todos os espaços do relógio e dos numeros já que ele é todo feito em blocos! Construir e desconstruir...Pedrão, será que esse é do seu estilo?

Fly Away

Esse aqui é para quem vive lambuzada de mel, um relógio feito de moscas magnéticas! ;-) Esse aqui vai para Erika do Mundo é uma Cereja, e sua fase "mamãe passou açucar em mim".

Dali Watch
Esse aqui é o próprio relógio do Blog Esquizofrenia! Quem dera eu soubesse onde comprá-lo...

Orbital

Esse aqui é originlíssimo, inspirado nos satélites em órbita, a cada minuto e hora vc terá uma trajetória orbital diferente! Para quem observa o tempo inteiro observando na Luneta, né Rê?

Retrô

Praticidade, estilo e convenhamos, fica fodástico no escritório! Será que ficaria bem lá no seu escritório Danny?

BookCase Clock

Com tantos livros e tantos aprendizes, sei que a Déia (Leio o Mundo Assim e Conversa de Portugues) vai adorar!

HD Clock
Que eu me lembre o Ronaldo do Vida blog é WebDesign (me corrige aí cara!), e mesmo que esse relógio não seja de um design desenvolvido pela NASA, sua praticidade transgride fronteiras: é um relógio feito com as peças do Disco Rígido de um computador! Vai ter paciencia na...

Eclipse

Esse é um relógio único, que guardado as devidas proporções, reproduz com a proximidade dos ponteiros, um Eclipse na sala da sua casa! Esse aqui vai especialmente para a Fê do Compulsão por Palavras, com um significado que só ela sabe! ;-)

Ah sim!!! Agradecer pelo SELO espetacularmente dedicado a mim EM DOBRO! O mesmo selo o Ronaldo do Vida BLog e a Rê do Luneta me indicaram esse selo:

E juro pela o amor da Santa Periquita que dedico o selo no próximo post.

Read more...

Casa das Águas

>> quarta-feira, novembro 12, 2008


Estava conversando com a Déia do Leio o Mundo Assim pelo MSN, quando tomei um susto. Era a véia, minha mãe, xingando de algo que vinha do corredor. Enquanto a Déia me dizia os algúrios de ser professora perto de uma comunidade de alunos sociáveis, desses que sabem onde vc e sua tia mora e sabe a hora que vc entra ou sai de casa, descobri um recurso natural completamente anti-natural saindo do teto do meu corredor: uma cachoeira! Pedi desculpas a Déia e tive que sair.
Da luminária desativada do corredor, caia um filete de água constantemente o que no início era uma infiltração, já havia pingado de manhã porque chuveu cedo, virou um martírio porque mesmo com dois baldes aquela merda estava alagando o corredor todo!

Independente da hora, tive que explorar a parte da casa mais sinistra, bizarra e claustrofóbica, o sótão. Como não tenho medo de fantasmas e evidentemente não era a mãe que iria fazer isso, coloquei a escada na porta do alçapão externo e entrei. E usei a luz do celular como lanterna. (Estava sem luz)

O sótão de casa possui uma característica marcante, o excesso de cadáveres espalhados ao longo do comodo. Cadáveres de pombo, claro! Mesmo depois de várias tentativas e subidas para colocar as telhas no lugar, a chuva e o vento conseguem ser extremamente sacanas e removê-las ou afastá-las. Conclusão: os pombos fazem a festa. Por mais que a humanidade idolatre uma pombinha da paz, ter pelo menos 10 a 15 pombos cagando no seu sótão e fazendo barulho de manhã para mim virou um simbolo do ódio! Tanto que numa manhã qualquer eu promovi um extermínio, arrebentando e enxotando vários pombos a vassoradas. Foi pena para tudo quanto é lado! Para quem adora os pombos, sinto muito. O Pombo é o segundo animal mais imundo e transmissor de doenças, inclusive respiratórias, perdendo apenas para os ratos. E mesmo depois de remover os que ficaram no chão, ainda sim pombos entram, cagam e morrem no sótão. Limpá-los consecutivamente não dá, sou alérgico, a não ser que eu prenda a respiração pelas próximas duas horas, aí sim eu consigo limpar. Portanto o sótão ficou restrito a uma limpeza por ano, junto com a caixa d' agua.
Falando nela, a causa dos problemas, me deparei com a laje toda molhada e água escorrendo da lateral da caixa. Algo impossível pelo fato do registro fechado. O problema era da vazão da água, mesmo com o registro fechado a água continua entrando! Mas como a bóia estava no limite, fechando a válvula de entrada, a pressão da água era tão forte vindo da rua, que a água saia pela vedação do cano, escorrendo pela caixa, algandando a laje e caindo em pelo menos metade do corredor!

Solução temporária 1: se a valvula fechada faz com que a água escorra para fora da caixa, então a boia tem que descer para manter a valvula aberta, que mesmo que encha mais a caixa d'agua, pare de pingar no corredor e o excesso saia pelo ladrão. Improvisei um peso e amarrei na bóia para manter a valvula aberta.

O maior de todas as preocupações é a estrutura do imóvel. Essa é uma história tão grande que não cabe aqui. Só resumo que compramos a casa nova, e descobrimos anos mais tarde que ela foi construida sem vigas de sustentaçao ou sapata de aço nas laterais da casa. Ou seja, tijolo + laje, laje mais pesada que o tijolo afunda = rachaduras. A casa é coberta de rachaduras! E nós temos 2 processos na justiça, um contra o proprietário que construiu e vendeu a casa e outro contra a Prefeitura. Em 1987 ela dá o habite-se numa casa construida dessa forma. Em 1997 houve uma enchente em Jacarepaguá que iniciou todo o processo de deterioração. Em 2007 a Defesa Civil lavrou um Ato de Interdição, tornando o imóvel inapropriado para moradia. Prefeiturazinha mais filha da puta! E com a laje molhada, mais peso, mais afundamento, mais rachaduras.

Fomos dormir com um protocolo da CEDAE para vir aqui hoje de manhã (e não veio).

Às 3:25 da manhã acordei com um barulho de um jato d'agua vindo do teto! O fluxo de água aumentou ainda mais! Ninguémn entendeu nada, fui novamente ate o sótão cadavérico, com os pombos desesperados, e metade da laje da casa inundada, as duas caixas enxeram MUITO rápido, novamente estava transbordando, já que o limite de água subiu e a bóia fechou a valvula de novo, e a porra do ladrão não tá saindo nada!

Ligamos para CEDAE. Solução temporária 2: abrir todas as torneiras da casa para esvaziar a caixa d'agua.
Ainda bem que sou um porco, fascista, explorador, amo o efeito estufa e estou louco para ver o fim do aquecimento global, porque desperdiçar água era a ultima coisa que eu queria fazer. Mas era isso ou a caixa d'agua transbordar e todo mundo aqui morrer soterrado.
Abrimos todas as torneiras e chuveiros, do banheiro, da cozinha e da área. Uma hora depois a duas caixas d'agua só tinham 1/4 de água. Havíamos literalmente escorrido pelo ralo 1500L de água.
Tive que culpar a CEDAE pelo registro que não funciona. Assim a consciência consegue dormir.
A mãe está aguardando a CEDAE, veremos se essa noite teremos bons sonhos.

Read more...

Blogueiro Secreto

>> segunda-feira, novembro 10, 2008

Já dividi presentes com amigo secreto, tanto de empresas quanto de amigos, já enchi o rabo de chocolate com o amigo secreto de chocolate e agora vou participar hoje do Amigo Secreto de blogs! O sorteio tinha sido adiado do dia 1/11 e será feito hoje as 13:00.

Portando, seja lá quem for o estranho, farei uma cronica de seu próprio blog! Só não coloco vídeo aqui porque net discada é uma foda mal dada!

Uma maneira bem interessante de divulgar seu link, criar novos amigos, conquistar novos leitores, conhecer novos horizontes e descobir o segredo da vida, é participar de blogagens coletivas de todos os méritos, tamanhos e propósitos! Participem sempre:

Blogagem Coletiva - Adoção um ato de Nobreza;

Blogagem Coletiva - Homens Unidos pelo fim daViolencia Doméstica

As duas blogagens eu surrupiei da Déia, do Leio o mundo Assim

Read more...

Graduação da Alma - Direito de Morrer (2)

>> domingo, novembro 09, 2008

Uma alternativa a Blogagem Coletiva do Dia das Bruxas, que virá em 3 partes, pois não participei por falta de inspiração.Que só me veio depois...(merda)


Um personagem ficou muito conhecido na Espanha na década de 90 pela luta contra a Justiça, contra o Estado e contra a sociedade. O nome do suposto Mártir é Ramón Sampedro era um espanhol, tetraplégico desde os 26 anos, que solicitou à justiça espanhola o direito de morrer, por não mais suportar viver.
Ramón Sampedro permaneceu tetraplégico por 29 anos. A sua luta judicial demorou cinco anos. O direito à eutanásia ativa voluntária não lhe foi concedido, pois a lei espanhola caracterizaria este tipo de ação como homicídio. Com o auxílio de amigos planejou a sua morte de maneira a não incriminar sua família ou seus amigos.
Em novembro de 1997, mudou-se de sua cidade, Porto do Son/Galícia-Espanha, para La Coruña, 30 km distante. Tinha a assistência diária de seus amigos, pois não era capaz de realizar qualquer atividade devido a tetraplegia. No dia 15 de janeiro de 1998 foi encontrado morto, de manhã, por uma das amigas que o auxiliava. A necropsia indicou que a sua morte foi causada por ingestão de cianureto. Ele gravou em vídeo os seus últimos minutos de vida. Nesta fita fica evidente que os amigos colaboraram colocando o copo com um canudo ao alcance da sua boca, porém fica igualmente documentado que foi ele quem fez a ação de colocar o canudo na boca e sugar o conteúdo do copo.
A repercussão do caso foi mundial, tendo tido destaque na imprensa como morte assistida.

A amiga de Ramón Sampedro foi incriminada pela polícia como sendo a responsável pelo homicídio. Um movimento internacional de pessoas enviou cartas "confessando o mesmo crime". A justiça, alegando impossibilidade de levantar todas as evidências, acabou arquivando o processo.

A Eutanásia é e sempre será um tema extremamente contraditório e nem sempre haverá uma solucção inteligente e criativa como o do Ramón. Mas o direito de morrer dignamente não deve ser confundido com direito à morte.

O direito de morrer dignamente é a reivindicação por vários direitos e situações jurídicas, como a dignidade da pessoa, a liberdade, a autonomia, a consciência, os direitos de personalidade. Refere-se ao desejo de se ter uma morte natural, humanizada, sem o prolongamento da agonia por parte de um tratamento inútil.

Isso não se confunde com o direito de morrer. Este tem sido reivindicado como sinônimo de eutanásia ou de auxílio a suicídio, que são intervenções que causam a morte. Defender o direito de morrer dignamente não se trata de defender qualquer procedimento que cause a morte do paciente, mas de reconhecer sua liberdade e sua autodeterminação.

A maior de todas as controversas é o meio jurídico. Por exemplo, em 2007, A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu, por meio de liminar, a resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que autorizava os médicos a suspender tratamentos e procedimentos que prolonguem a vida de pacientes terminais e sem chances de cura -desde que a família ou o paciente concorde com a decisão.

A prática, chamada de ortotanásia, estava em vigor havia um ano em todo o país, mas só tinha efeito interno -evitava, por exemplo, que o médico perdesse o registro profissional, mas não o isentava de ser responsabilizado criminalmente. Não há dados de quantos casos de ortotanásia ocorreram no último ano, mas a prática já é considerada rotineira no país.

Em razão da liminar, advogados acreditam que alguns médicos devam recuar na prática da ortotanásia porque, em tese, perderam o "amparo" da resolução. Existe um anteprojeto para descriminalizar a ortotanásia, ainda sem decisão plena, hoje enquadrada como crime no Código Penal brasileiro, e qualificado tb como homicídio qualificado, além da perda do registro profissional do CFM (Conselho Federal de Medicina)

Uma solução originada na década de 60, em Londres, onde a enfermeira Cecily Saunders criou um hospice (do francês, hospedagem, hospitalidade), para cuidar de doentes terminais, sem prolongar a vida, sem adiar a morte. Somente em 1990, que a OMS reconheceu e recomendou a prática. Ela é internacionalmente conhecida como "Enfermaria de Cuidados Paliativos"

Tema do próximo e último post.

Para quem quer se precaver nos tratamentos médicos, leia sobre o Testamento Vital.

Read more...

Graduação da Alma - O Dia dos Mortos (1)

>> quinta-feira, novembro 06, 2008

Uma alternativa a Blogagem Coletiva do Dia das Bruxas, que virá em 3 partes, pois não participei por falta de inspiração. Que só me veio depois...(merda)

No México, existe uma data comemorativa completamente diferente do Halloween dos estadunidenses ou o Dia de Finados Católico brasileiro. Fica entre um e outro, comemorado no dia 1 de novembro, e é conhecido como o DIA DE LOS MUERTOS, totalmente diferente de tudo que vc já conheceu.
O Dia dos Finados foi promulgado no século V pela Igreja Católica, para dedicar um dia por ano para orar aos mortos, pelos quais ninguém rezava nem lembrava. No séc XIII foi definido esse dia o dia 2 de novembro. Evidentemente, os protestantes afirmam que o Dia de Finados Católico é totalmente desprovido de fundamento biblico.
O Halloween tem origem nas comemorações pagãs dos antigos povos celtas, com as tradições datadas entre 600 A.C. até 800 D.C., sendo um festival na Irlanda chamado Shamain, comemorando o fim do solstício de verão, e é comemorado principalmente nos paises anglo-saxões, especialmente EUA, Irlanda, Canadá e Reino Unido.

O Dia de Los Muertos é um festival bem parecido com o Carnaval, pela animação, descontração, comemoração e porque não pela inteligencia ancestral? Isso acontece porque antigos povos indígenas que viviam em terras mexicanas (como os Nahua, Otomi, Purepecha e Totonac) acreditavam que as almas dos mortos retornavam todos os anos para fazer uma visitinha a seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Logo na metade de outubro, as lojas se enchem de doces e balas em formato de esqueletos e caveiras (acredite se quiser, mas os índios Nahua viam a caveira como um símbolo de vida, e não de morte) e as casas são decoradas do mesmo jeito que... túmulos!!
A felicidade incondicional de se comemorar o Dia dos Mortos, ao invés de ser uma ocasião fúnebre, é, na minha opinião, uma maneira incomensuravelmente perspicaz de que os espiritos dos mortos serão sempre lembrados como foram EM VIDA, não quando estão no Velório! Juntando essa mentalidade prafrentex junto com uma herança indígena nacional, é a melhor maneira para que NÃO tenhamos uma capacidade de raciocínio de colonizados, sem identidade própria.

Parece macabro, mas os mexicanos fazem tudo isso em respeito aos mortos. Toda a familia comendo, bebendo, rindo e se divertindo, lembrando das façanhas que os parentes mortos fizeram em vida, de suas proezas, suas histórias, seus fracassos, seus erros. O dia de Finados começa com a família inteira preparando os túmulos de seus parentes com as comidas, bebidas e os pertences preferidos da pessoa que se foi. Velas são acesas e começam as orações. Depois disso, eles comem e bebem como se fosse um piquenique... só que no cemitério! Tem coisa mais emocionante? Um cemitério repleto de cores, luzes e comida afastando completamente um ponto de vista funerário e revivendo os melhores momentos de uma reunião de familia? Na minha familia então eu vou ocupar 1/3 do cemitério!

Uma receita muito comum no dia de Finados mexicano é o "Pão dos Mortos": um pão doce decorado em forma de osso!

Deu água na boca muchacha? Segue a receita típica do PAN DE MUERTO:


Ingredientes

* 125 g de manteiga
* 125 ml de leite
* 125 ml de água
* 650 g de farinha de trigo
* 14 g de fermento biológico fresco
* 5 g de sal
* 15 ml de licor de anis
* 125 g de açúcar
* uma lata de leite condensado
* 4 ovos

Preparo

Esquente o leite, a água e a manteiga em fogo baixo, sem deixar ferver. Reserve. Separe 175 g da farinha de trigo e misture-a com o fermento, sal e o açúcar. Combine as duas misturas. Acrecente os ovos, a essência de anis, o leite condensado e acrescente 125 g de farinha. Vá colocando a farinha aos poucos até obter uma massa suave, elástica- que não grude nas mãos. Coloque esta massa numa assadeira, tampe e deixe crescer até dobrar de tamanho(cerca de uma hora e meia). Pegue três pequenas porções de massa e amasse em forma de caneta. Devem parecer ossos. Faça dois ossos compridos para colocar por cima do pão de lado a lado. Pegue outra porção e faça uma bolinha que deve ser colocada no centro do pão. Com o resto da massa faça uma bola. Pincele com o ovo, coloque os ossos e a bolinha e finalize com mais pinceladas de ovo para dourar. Deixe num lugar fresco descansando por mais uma hora, aproximadamente. Aqueça o forno a 180°C e coloque o pão durante 40 minutos. Finalize passando a manteiga derretida por cima e o açúcar granulado.

Próximo Post: Eutanásia

Read more...

Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos (27)

>> quarta-feira, novembro 05, 2008

"A verdadeira coragem está em fazermos sem testemunha o que seríamos capazes de fazer diante de todo mundo, portanto, a coragem nunca foi questão de músculos. Ela é uma questão de coração. O músculo mais duro treme diante de um medo imaginário. Foi o coração que pôs o músculo a tremer. Por isso, a vida se contrai e se expande proporcionalmente à coragem do indivíduo.

E a alegria e a coragem são um par de asas que nos fazem voar em demanda do infinito."

Jeanete Moraes Souza, Ghandi e La Rochefoucauld

Read more...

O Podre da falta de Cultura

>> sexta-feira, outubro 31, 2008

Minha blogagem coletiva ainda não rendeu frutos! Estou de péssimo humor hoje e resolvi descontar na política e no que a FALTA de cultura, responsabiliade, conscientização e merda de vergonha nos cornos é capaz de construir:

Matou a Política, por Guilherme Fiuza jornalista e autor do livro "Meu Nome não é Johnny"

A eleição mais disputada do Brasil foi decidida pela ignorância. A ignorância dos cultos e dos bem-pensantes.
O vencedor, candidato de Lula e do governador Sérgio Cabral Filho, era também o candidato das milícias, como mostraram as pesquisas de opinião. Além do braço armado, tinha o braço da pirataria ideológica. Panfletos difamatórios foram apreendidos aos milhares nos comitês de Eduardo Paes.
A parcela mais esclarecida da população, aquela que grita por uma cidade mais civilizada e ética, aderiu a Fernando Gabeira. Uma "onda verde" das pessoas de bem adotou o candidato da transparência, que divulgou nome por nome dos seus doadores de campanha. E as quantias também. Tudo isso antes do primeiro turno. Uma revolução.

Num eleitorado de quase 5 milhões, Gabeira perdeu por pouco mais de 50 mil votos. Não foi derrotado pela campanha suja do adversário. Foi derrotado pelas "pessoas de bem".
A abstenção no Rio foi recorde. No feriadão criado pelo padrinho do vencedor, mais de 20% não votaram. E esse recorde foi puxado pela Zona Sul da cidade - onde está a maior concentração de cultos e bem-pensantes. Dessa turma, nada menos que um em cada quatro eleitores trocou a urna por um programa melhor.

Gabeira foi derrotado pelo eleitor de Gabeira.

O candidato do Partido Verde, que fez história nessa eleição com sua cruzada contra a baixaria, disse que derrotaria as máquinas estadual, federal e universal - a do bispo Crivella, amigo de Lula, que assim como as milícias aderiu a Eduardo Paes.

Gabeira derrotou-as. Só não conseguiu vencer a máquina da ignorância culta.

É a mais letal das ignorâncias. Trata-se daquela em que o sujeito tem educação e informação suficientes para discernir. Mas não assume suas responsabilidades.
Do povão manobrável, espera-se que seja manobrado. Das milícias e máquinas, espera-se que manobrem o povão. Da elite esclarecida, espera-se que dê o exemplo.

A elite esclarecida matou a política e foi ao cinema. Ou à praia. Ou viajou. Ou foi a uma festa antecipada de Halloween estunidense. É direito dela. Só não tem mais direito de choramingar a falta de ética dos outros.

Read more...

Instante Decisivo

>> quarta-feira, outubro 29, 2008


Henri Cartier-Bresson, grande fotógrafo francês, gostava de fotografar com uma câmara Leica, com uma objetiva 50 mm. Um bom campo de visão, lentes cristalinas – as melhores que há – a praticidade do filme 35mm e o límpido visor telemétrico fazem dela uma câmara praticamente perfeita. Contudo, a escolha de Bresson tinha muito a ver também com aparência: a Leica é pequenina, tem um design simples, é uma câmara discreta. Com ela, ele podia sair pelo mundo e clicar sem ser notado, sem gerar frisson, interferindo o mínimo na cena, como era desejo dele.




O interessante nesta reflexão que Cartier-Bresson fez da fotografia é que ela vale para todos os setores da vida. As escolhas que fazemos, os caminhos que tomamos, as coisas que falamos podem mudar o curso de nossas histórias. São resultados irrevogáveis como as manchas que a luz provoca na prata do filme. A vida está repleta de instantes decisivos, impossíveis de se apagar. Devemos aproveitá-los, apreciá-los e refletir sobre eles o tempo todo. Contudo, como o próprio Bresson afirma, no ensaio, não podemos só pensar na composição, digo, nas conseqüências. Devemos deixar a intuição nos dizer o que fazer, para analisar tudo depois, com calma, no escuro do laboratório, ou melhor, na quietude de nossas mentes.


Essas fotos não são de Cartier, são exemplos de fotografia de Instantes Decisivos, o momento crucial, o climax da fotografia, o "momentum" mas precioso da composição, cujo termo foi o PRÓPRIO Cartier que criou para definir aquele milésimo de segundo paralizado tão significativo. Se alguém souber o autor dessas fotografias me informe que colocarei os créditos.

Essa é a obra de Henri Cartier. Esse ano é o Centenário do ano de seu nascimento.

Um instante decisivo é o que tenho na vida todos os dias. E a vida continua...

Henri Cartier Foundation

Read more...

Marketing

Histórico

Casa dos Leitores

Credits and Design

Template criado a partir do original Romantico desenvolvido por OurBlogTemplates e editado por Igor Garcia.